A Milon, marca de vestuário infantil que oferece produtos premium com inspiração europeia para crianças do tamanho recém-nascido até o 14, participa pela primeira vez da ABF Franchising Expo, a maior feira de franquias do mundo que será realizada de 28 de junho a 1º de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo.
A Milon foi fundada em 2006 e ingressou no mercado de franchising em 2016. Atualmente, são 97 lojas físicas em operação, sendo 67 franquias e 30 lojas próprias, além da expansão no Varejo que visa a abertura de 15 novas lojas Milon. Com um mix completo de produtos, que engloba vestuário, acessórios e calçados, a marca pertence ao Grupo Kyly, maior empresa de vestuário infantil do Brasil, que atua de forma verticalizada, contando com sua própria Fiação, a Fio Puro, considerada uma das mais modernas da América Latina.
A história do Grupo Kyly teve início em 1985, quando o jornalista Salézio José Martins, criou uma pequena tecelagem no Sul do Brasil, na cidade de Pomerode, em Santa Catarina. Graças a um crescimento sólido ao longo de mais de três décadas, o negócio de malha deu lugar a uma das mais modernas fábricas de produção de roupas infantis da América Latina. Detentor de cinco marcas e parceiro de uma empresa de jeans infantil, em 2023 o grupo completa 38 anos com uma produção anual de 31 milhões de peças produzidas.
O início do processo produtivo, que inicia na fiação própria do Grupo Kyly, a Fio Puro, conta com tecnologia de ponta, seleção rigorosa de matérias-primas e maquinários de última geração, que garantem qualidade e resistência na produção do Fio Penteado. E para que os visitantes da feira possam conhecer melhor a produção da marca, será possível participar de um tour virtual, por meio de um óculos de realidade aumentada, por diferentes setores da fábrica. Assim, será possível conferir como é todo o processo produtivo do fio ao produto acabado. No Brasil, a empresa está presente em mais de 12 mil lojas multimarcas em 3,5 mil cidades distribuídas por todo o território nacional. Além disso, o grupo exporta as coleções para mais de 36 países. Já a Milon abriu sua primeira loja em 2010 em Joinville, em Santa Catarina, para posteriormente aderir ao mercado de franquias.
A marca oferece duas opções de modelos de negócio, o Tradicional e o Open Front, lançado em 2021, que traz um conceito que explora lojas sem vitrine. O investimento inicial para se tornar um franqueado é de R$ 350 mil, com prazo de retorno a partir de 24 meses. Para a ABF Franchising Expo, a marca visa atrair investidores para a expansão em diferentes regiões do Brasil, além de dar continuidade ao bom momento no mercado. Em 2022 a Milon encerrou o ano com faturamento acima de R$ 120 milhões, crescimento de 55% em relação a 2021 e um Same Stores Sales de 44%.
“É muito gratificante participarmos da maior feira de franquias, promovida pela ABF, que é uma associação reconhecida e procurada de forma constante por aqueles que desejam investir em seu próprio negócio. Para que os visitantes possam conhecer um pouco mais da nossa essência, o estande trará referências arquitetônicas das lojas da marca e haverá exposição de produtos que compõem a nova coleção Primavera Verão 2024. Apresentar os modelos de negócios da rede nos auxiliará de forma direta e indireta tanto nos planos de expansão quanto no crescimento. O evento possui um público altamente qualificado, formado por investidores, empresários e empreendedores de todo o País”, explica Claudinei Martins, diretor executivo comercial e de marketing do Grupo Kyly, detentor da Milon.
No primeiro trimestre do ano, a marca registrou um incremento de 19% nas vendas em lojas comparáveis, em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, a Milon mantém o ritmo e bom momento no setor em questão, seguindo a boa performance de 2022, em que inaugurou 17 operações. Até o fim do ano, a rede espera atingir 110 lojas em funcionamento localizadas em shopping centers de diferentes estados brasileiros. Reafirmando a força da marca, pelo segundo ano consecutivo, a Milon foi chancelada com o Selo de Excelência em Franchising ABF 2023, principal reconhecimento do setor e termômetro das relações entre franqueador e franqueado.
História de quem investiu e obteve sucesso
Nayara Gomes Ferreira, de 37 anos, é fisioterapeuta e franqueada de duas lojas da Milon, sendo uma localizada no ParkShopping em Brasília, no Distrito Federal, e outra no Campinas Iguatemi, no interior de São Paulo. A empreendedora atuou por 10 anos na área de formação e abriu o próprio negócio em 2019. Em 2021, iniciou sua parceria com a Milon, marca que sempre consumiu para vestir os filhos. Nayara sempre se identificou com o mundo infantil e, com isso, analisou que se tornar uma franqueada da rede seria uma oportunidade de trazer produtos de alta qualidade, voltado para crianças, para regiões distintas do Brasil.“Entrar no segmento de franquias ampliou meus horizontes profissionais e me trouxe inúmeras oportunidades de aprendizado e conhecimento. Aliado a isso, a dedicação e o amor de mãe, com o desejo de ver todas as crianças transmitindo leveza, pureza e amor por meio de suas roupas, tem me feito sentir realizada e motivada a expandir ainda mais nossa parceria com a Milon. Acredito firmemente que, com uma equipe de vendas forte e motivada em nossas lojas, e o suporte da marca em prol do crescimento do negócio, podemos conquistar e evoluir juntos ainda mais”, finaliza.