De 25 a 28 de junho, São Paulo recebe a maior feira de franquias do mundo: a ABF Franchising Expo 2025. O evento acontece no Expo Center Norte e aguarda a visita de mais de 60 mil pessoais. E entre as 400 marcas expositoras, uma das estreantes será a Mikro Market, rede com 150 minimercados autônomos, que oferecerá uma condição especial para o público da feira: um desconto de 25% da sua taxa de franquia, o que representa uma economia de R$ 5 mil para os interessados.
Com o investimento inicial de R$ 60 mil e faturamento médio mensal de R$ 25 mil/mês, a microfranquia da Mikro Market se destaca como um modelo de negócio de baixo custo e que oferece uma porta de entrada para quem sonha em empreender ou complementar a renda no sistema de franchising. Motivos esses que tem impulsionado não só o crescimento da rede, como também o do setor de empreendimentos low-cost. Não à toa, segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de operações de microfranquias cresceu 17% em 2024, um desempenho que supera com folga a média geral do setor de franquias, que registrou alta de apenas 0,9% no ano anterior.
O diferencial da rede é oferecer uma proposta de projeto arquitetônico único, personalizado para cada ambiente, operando 24h por dia, 7 dias por semana. Além de condomínios residenciais, esse tipo de operação pode ser instalado em empresas, hospitais, metrôs e outros espaços de circulação de pessoas. Todo o processo de jornada de compra do cliente é automatizado, o que proporciona praticidade e conveniência tanto para o público final quanto para o franqueado, que não depende de uma equipe operacional ou horário fixo para empreender, podendo conciliar a franquia da Mikro Market com outra ocupação e com uma fonte de renda extra.
Além disso, a marca também preparou dois lançamentos exclusivos para o evento:
- Mikro Media: uma empresa de retail media totalmente integrada às unidades, criada para gerar conexão, engajamento e novas fontes de receita através de publicidade nos pontos de venda.
- Mikro Academy: universidade corporativa, desenvolvida para capacitar o franqueado em todas as etapas da jornada, desde a prospecção do ponto de venda até a gestão e otimização da operação diária.
A presença na feira é parte da estratégia de expansão nacional da marca, que aposta no modelo de negócios autônomos como uma das grandes tendências do setor. Desde o início da sua expansão via franchising, em 2023, a Mikro Market já inaugurou 150 unidades em diferentes regiões do Brasil e a projeção é encerrar 2025 com 350 unidades ativas. A Mikro Market projeta uma expansão arrojada e alinhada ao seu crescimento nos últimos anos, com isso, o objetivo é gerar mais de 1.200 leads qualificados durante os quatro dias de evento, iniciar a negociação com pelo menos 100 potenciais franqueados e converter cerca de 50 novos contratos nos meses seguintes à feira.
“O nosso conceito é simples, escalável e totalmente alinhado com o comportamento de consumo atual. Estamos levando uma proposta que une inovação, tecnologia e alta demanda. Acreditamos que a feira será uma excelente vitrine para a rede se conectar com investidores que buscam negócios sólidos e com potencial de retorno acelerado”, afirma Raphael Pinho, sócio fundador da Mikro Market.