As cidades do estado de São Paulo de 70 mil a 100 mil habitantes têm potencial latente de consumo por serviços educacionais profissionalizantes.
Cursos como Webdesigner; Profissional Administrativo Tecnológico; Analista de Suporte Técnico; Gestão Administrativa; Editor de Vídeos; Marketing Digital; Programador Web; Youtuber; Gestão Comercial e Marketing; Secretariado; Gerente de Hotelaria e Turismo; Designer de Games; Gestão de Recursos Humanos; Informática Profissional Full; Atendente de Farmácia; Informática Profissional e Inglês Profissional estão cada vez mais em alta e são procurados por quem deseja empregar-se rapidamente ou até mesmo iniciar seu próprio negócio, de forma autônoma.
Por isso, a MicroPro Desenvolvimento Profissional e Comportamental está interessada em expandir sua rede franqueada para todo o interior de São Paulo. Após realizar um estudo de geomarketing detalhado, no qual mapeou os municípios paulistas nos quais implantar uma escola com sua bandeira seria viável, detalhou um plano de negócios que possibilitou criar duas formatações de franquias: para as cidades de 70 mil habitantes, a ideia da marca é abrir escolas cujo investimento inicial é o de uma microfranquia, de R$ 89 mil. Já para as cidades maiores, a partir de 100 mil habitantes, o investimento necessário é de R$ 120 mil. “Essa variação se dá pelo porte da escola. Em cidades menores, ela pode ser também menor, exigindo investimento adequado ao seu tamanho. E nada a impedirá de crescer, com o passar do tempo. Já as cidades maiores exigem uma escola maior logo de saída, porque têm potencial condizente ao número de habitantes locais”, explica Fábio Affonso, sócio-franqueador. As cidades entre 70 mil e 100 mil habitantes receberão unidades MicroPro conforme a análise do potencial de consumo, sendo avaliadas caso a caso.
Parcelamento da taxa de franquia: um apoio no início da operação
A MicroPro Desenvolvimento Profissional e Comportamental oferecerá aos novos candidatos o parcelamento da taxa de franquia em três parcelas. “Essa é uma maneira de também ajudarmos a diluir os custos iniciais de investimento”, informa Affonso. A taxa de franquia da marca varia de R$ 10 mil a R$ 30 mil, conforme o tamanho da unidade franqueada.
Diferenciais em ser um franqueado MicroPro
A MicroPro tem 35 escolas em operação, todas no estado de São Paulo, e apresenta como diferencial a variedade de cursos aliada ao desenvolvimento comportamental do aluno. “Desconhecemos outra rede que invista no segmento comportamental. Em 2019, criamos o programa CoachingMax, o primeiro especializado em coaching para jovens, e passamos a oferecê-lo gratuitamente aos nossos alunos, paralelamente aos cursos que eles adquiriram. O sucesso foi estrondoso”, comenta.
O CoachingMax consiste em aulas de desenvolvimento comportamental que os alunos realizam minutos antes dos cursos regulares. Temas importantes para a vida e o mercado de trabalho – que vão de resiliência a relacionamento em equipe – são tratados em mais de 90 aulas. “Assisti a uma reportagem que mostrou uma pesquisa que dizia que os jovens que conseguiam emprego o perdiam por problemas comportamentais. A partir daí, percebi que nosso trabalho devia ir além de ensinar informática, idiomas, webdesigner ou gestão de RH: precisávamos desenvolver esses jovens plenamente”, conta.
O CoachingMax está dando tão certo que famílias que matricularam um dos filhos nos cursos da MicroPro procuraram as escolas para que outros filhos passassem pelas capacitações – mas, principalmente, de olho no desenvolvimento comportamental dos jovens. “Recebemos muitos pais que perceberam nítida mudança no comportamento de um dos filhos e, felizes, buscaram o mesmo para outros jovens. Como o CoachingMax é atrelado a algum curso de qualificação profissional, o aluno acaba saindo da MicroPro com uma profissão e mais segurança pessoal para desenvolvê-la plenamente”, explica Affonso.
Além desse diferencial, quem decidir investir numa MicroPro saberá que fará parte de uma rede que, até agora, é formada praticamente por franqueados que eram funcionários da própria empresa. É o caso de 13 ex-funcionários que são atuais franqueados de 14 escolas (alguns com duas escolas), das cidades de Limeira, Itapetininga, Campinas, São Paulo (capital, bairro da Penha), Matão, Indaituba, Itu, Votorantim, Sorocaba, Salto, Sumaré, Bauru, Jacareí, Hortolândia. “Havia funcionários de 12 anos de rede, que agora são franqueados. Ninguém está conosco há menos de quatro, cinco anos, e podemos dizer que construímos uma rede franqueada sólida, com valores muito próximos ao da franqueadora e que, certamente, fará o impossível para que a marca avance”, comenta Anderson Siqueira, que divide com Fábio Affonso a sociedade da marca MicroPro.
O futuro do segmento de Educação
Mesmo com a crise provocada pela pandemia, o cenário que se projeta é estável. “Não se melhora de vida sem qualificação profissional e, a partir de uma nova realidade, cada vez mais será necessário preparar as pessoas para o mercado de trabalho, que estará mais restrito. Então, cursos profissionalizantes continuarão sendo um investimento importante, principalmente para as classes C e D”, pondera Affonso.
Ele acredita que quem tem o desejo de adquirir uma franquia deve fazê-lo agora, aproveitando justamente o momento da crise. “Haverá mais pontos comerciais disponíveis nos próximos meses, com negociação facilitada. Além disso, pela própria paralização do mercado, ocorrida na pandemia, existirá a necessidade de fornecedores e prestadores de serviços ajustarem-se à nova realidade, ajudando-se mutuamente. Cremos que será possível fazer bons negócios no período pós-pandêmico”, avalia.
A própria MicroPro flexibilizou seus números para receber novos franqueados. A marca parcelou a taxa de franquia em três vezes, cobrada inicialmente no negócio, para contratos assinados nos próximos seis meses.
O franqueado MicroPro tem à disposição uma equipe profissional de peso. São consultores de campo, equipe comercial e de vendas, técnica para suporte, desenvolvedores de serviços e produtos pedagógicos, profissionais de Marketing, departamento Jurídico e Financeiro e outros membros da franqueadora disponíveis para o suporte completo ao franqueado, de modo que ele opere com profissionalismo e segurança. “O mesmo cuidado que temos com nossas operações próprias transferimos às unidades franqueadas, porque desejamos ter uma rede comprometida, estável e com alto rendimento”, planeja o franqueador.