Microfranquias ganham destaque durante a pandemia da Covid-19

As dificuldades econômicas e a baixa dos juros levaram as pessoas a buscarem alternativas de renda nas microfranquias

Com a retomada gradual das atividades econômicas e da circulação de pessoas, após o período de isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, novos interesses começam a emergir. Como por exemplo, o por microfranquias – redes de franquias cujo o investimento inicial é de até R$ 90 mil.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), atualmente no país 562 redes operam com o modelo de microfranquias, sendo 63% puras – apenas com esse modelo – e 37% mistas – com mais de um modelo de negócio. Segundo o Portal do Franchising, a busca pelo segmento nos meses de maio, junho e julho foram 14% maior do que nos três meses antecedentes. Ainda de acordo com o site, 40% das páginas mais visitadas do portal são sobre microfranquias e, historicamente, 80% do público que busca investir no setor, declara que possui até R$ 100 mil para investir.

Abaixo segue exemplos de redes com baixo investimento e alta lucratividade para quem deseja empreender:

Marketing Bag
Unindo necessidade com oportunidade, a Marketing Bag nasceu diante a crise do coronavírus com o objetivo de criar a conexão do mercado com o público. Suas publicidades são feitas em saco de pão ecológicos e a rede oferece aos franqueados um modelo de franquia barata e home based com fácil implantação e alta rentabilidade.

  • Investimento: R$ 5,5 mil
  • Faturamento médio: R$ 13.640,00
  • Prazo de retorno: 1 a 4 meses

Sonhagro 
Especializada em soluções completas de crédito rural, a rede visa facilitar os processos burocráticos para os produtores, atua no gerenciamento de suas negociações e na execução dos projetos técnicos que os bancos exigem. Fazendo a sua história há mais de 5 anos, a Sonhagro possui o suporte e a expertise das principais instituições financeiras do agronegócio.

  • Investimento: a partir de R$15.000
  • Faturamento médio: a partir de R$10.000
  • Prazo de retorno: entre 6 a 12 meses

Seguralta 
Com 50 anos de mercado, a Seguralta está presente em todo o país e possui 1146 unidades operando em três modelos de negócio – home based, standard e basic. É a maior rede de franquias de Seguros no Brasil e a 12º maior franquia brasileira conforme ranking da Associação Brasileira de Franchising – ABF.

  • Investimento: A partir de R$ 35.000
  • Faturamento médio: R$ 80.000
  • Prazo de retorno: 12 meses

Mary Help
A Mary Help é a primeira franquia do Brasil a realizar a intermediação no serviço de diaristas. A gama de serviços oferecidos vai além das faxineiras, pois os clientes também podem agendar e contratar lavadeira, passadeira, cozinheira, copeira, cuidadores de idosos e até garçons e churrasqueiros para festas e eventos.

O negócio aproxima quem precisa de prestadores de serviço a quem está apto a realizá-los, de maneira fácil e prática. Nas 120 unidades da rede são feitas em média 500 mil diárias por ano.

  • Investimento: A partir de R$ 40 mil
  • Faturamento médio: R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: 12 a 14 meses

SuperGeeks 
Fundada em 2014, a SuperGeeks é a primeira escola de Programação e Robótica para crianças e adolescentes do Brasil. Com mais de 5 mil alunos matriculados, a rede atende crianças entre 05 e 17 anos que fazem cursos para aprender Ciência da Computação, a partir do desenvolvimento de games, do conhecimento em Robótica, Realidade Virtual e Aumentada, Inteligência Artificial e também por meio da criação de aplicativos e sistemas web, incluindo questões de redes de computadores e servidores.

A rede oferece diversos tipos de cursos: Regulares (Ciência da Computação, Robótica ou SuperKids – semestrais/anuais), Profissionalizante (MasterGeeks), Extras (Youtuber, Programação em Roblox ou Programação no Minecraft – bimestrais) e QuickCodes (Criando Games 2D ou Robótica com Arduíno – mensais).

  • Investimento: A partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio: R$ 8.940,00 (faturamento médio após atingir o ponto de equilíbrio)
  • Prazo de retorno: 12 a 18 meses (o índice médio estimado depende de diversos fatores como região, investimento em marketing, empenho da equipe e do franqueado, entre outros)