Microfranquia Maria Gasolina: com investimento a partir de R$ 40 mil, minimercado autônomo gourmet para condomínios oferece rentabilidade de 20% a 25%

Com mais de 120 franquias, marca atua com Inteligência Artificial para oferecer autosserviço. Oportunidade de franquia está aberta para todo o Brasil

Sucesso no segmento de minimercados autônomos para condomínios residenciais e empresas, a rede Maria Gasolina, com 120 franquias, é expositora da Feira do Empreendedor, que será realizada pelo Sebrae entre os dias 16 e 19 de outubro no São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP).

Como funciona a loja Maria Gasolina

A Maria Gasolina é uma oportunidade de negócios diferente e lucrativa. Quem já viu um pequeno espaço de vendas instalado num canto esquecido de um condomínio, com alguns produtos sem-graça, encanta-se ao se deparar com a loja Maria Gasolina, que tem mais de 120 franquias distribuídas em condomínios e empresas.

A Maria Gasolina conta com um mix de produtos com cerca de 1.200 itens diferentes disponíveis para implantação de acordo com a demanda e tamanho de loja, muito bem-dispostos em um lindo layout.

As vendas ocorrem por meio do autoatendimento, com todo o processo garantido pela segurança oferecida pela Inteligência Artificial: do controle do estoque à gestão da validade dos produtos, passando pelo caixa, tudo é automatizado. “O processo é muito simples e o cliente se sente à vontade em comprar, pagar e usar o espaço como uma extensão de seu condomínio”, diz Dejair Benetti, fundador da marca.

Mas a Maria Gasolina foi criada para ir além de um minimercado: ao oferecer serviços como área de convivência, wi-fi, ar-condicionado, micro-ondas e forno elétrico aos clientes, o local tornou-se um ponto de encontro para moradores (nos condomínios residenciais) ou colaboradores (nos condomínios empresariais). “E é justamente essa a nossa intenção: ter um espaço super agradável para os condôminos, que podem usufruir dele e não só pensar em sua existência quando falta um item emergencial”, explica Benetti.

A missão da Maria Gasolina

Dejair Benetti conta que a Maria Gasolina iniciou sua expansão justamente na pandemia, quando as pessoas passaram a trabalhar em casa e desejavam, no fim do expediente ou durante o dia, ter um local diferente para trabalhar, realizar suas reuniões, levar as crianças para lanchar ou simplesmente espairecer. “As nossas lojas foram criadas para ser centros de convivência e tiveram esse papel ampliado na pandemia. Agora, que o convívio social está liberado, nossos franqueados realizam eventos e eles são um sucesso!”, comemora o franqueador.

O mercado de minimercados em condomínios

A Maria Gasolina está em um segmento em franca expansão: o de minimercados autônomos (também chamados de micro market), que podem alcançar mais de 22 milhões de residências no Brasil – número de imóveis alocados em condomínios.

Os números do setor ainda são incertos, mas as empresas que oferecem franquias acreditam que existam 421 mil pontos, entre condomínios residenciais e empresariais, que podem se beneficiar com um empreendimento como o da Maria Gasolina. “E ser um franqueado de um minimercado autônomo gourmet não exige alto investimento e nem dedicação exclusiva”, diz André Silva, diretor de Expansão da marca.