O balanço consolidado realizado pela ABF – Associação Brasileira de Franchising revela que o setor de franquias manteve sua curva de recuperação no 4º trimestre de 2020, se aproximando dos níveis pré-Covid-19. A retomada gradual da atividade econômica, as medidas de estímulo e a melhora nos índices de confiança empresarial e do consumidor devem incentivar novos negócios por parte de profissionais em busca de alternativas de renda e investidores, visando retornos financeiros mais altos.
Em 2020, mesmo com todas as dificuldades, um dos segmentos que mais chamou a atenção foi o de Saúde, Beleza e Bem-Estar por apresentar um bom desempenho no faturamento. Segundo a entidade, o segmento registrou desempenho positivo, de 5,4% no 4º tri e de 3,1% no ano.
O segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar foi beneficiado pelo fato de haver uma demanda ainda reprimida, pela decisão de parte dos pacientes em aproveitar a quarentena para realizar procedimentos mais invasivos, a acentuação do desejo de bem-estar mesmo em um contexto tão delicado e o redirecionamento de recursos que seriam utilizados para outros fins, como viagens e outras atividades sociais restritas nesse período.
“As franquias de Saúde e Beleza demonstraram grande resiliência e agilidade. O conhecido ‘efeito batom’ demorou um pouco mais a aparecer, mas se fez presente. De qualquer forma, apenas ele não explica o desempenho dessas franquias. Sim, o consumo de substituição e de gratificação foram importantes, mas as franquias deste segmento também fizeram sua parte. Se digitalizaram, criaram produtos e pacotes e, acima de tudo, mantiveram o relacionamento com franqueados e os consumidores. É importante destacar também o crescimento de serviços essenciais por meio do franchising, como odontologia, oftalmologia, clínica geral e cuidados com idosos que tiveram mais uma vez seu valor e potenciais reconhecidos mesmo com o mercado passando por tantas transformações”, afirma Thais Ramos, coordenadora do Comitê de Saúde e Beleza da ABF.
Confira abaixo duas redes que mesmo com restrições da pandemia, inovaram e conseguiram expandir suas operações.
Royal Face
A rede Royal Face, pioneira em harmonização facial, está investindo forte com o diferencial o diferencial de oferecer condições facilitadas de pagamento, democratizando o acesso de todos com um atendimento de qualidade, eficiente e humanizado com o Carnê da Beleza. Durante a pandemia, vendeu mais de 120 unidades ultrapassando a marca de 150 pontos comercializados somente no ano passado. O crescimento nesse período se deve principalmente ao suporte da franqueadora. A Royal Face aproveitou o momento para buscar novas ferramentas on line e atender melhor seus parceiros e os clientes. Triplicaram a quantidade de conteúdo da plataforma EAD e ofereceram todo o suporte aos franqueados ajudando-os na melhora dos resultados. “Acompanhamos diariamente os resultados das nossas franquias, ajudando-os a traçar planos de ação para que saiam vencedores da pandemia. Entendemos que o atual momento deve ser visto como uma oportunidade aos nossos interessados para realizar um investimento em um negócio de sucesso como a Royal Face”, destacou Mauri Torres, diretor de expansão da marca.
Mesmo com a pandemia, a Oral Sin é líder no segmento de implantes dentários no Brasil, bateu recordes de performance e cresceu 26%, com mais de 350 unidades comercializadas. O crescimento desse nesse período se deve principalmente ao suporte da franqueadora. A Oral Sin aproveitou o momento para buscar novas ferramentas on line e atender melhor seus parceiros e os clientes. A rede intensificou o uso de Chatbout, através da plataforma Cloudia onde o robô complementa esse atendimento nas situações em que não é possível oferecer o atendimento humano, como fora de horário comercial e nos fins de semana.
Além disso houve um trabalho de tele orientação com o cliente e futuro paciente, com o esclarecimento de dúvidas sobre saúde bucal, sobre as idas as clínicas, cuidados pré e pós cirúrgicos. Foram feitas cartilhas, vídeos ilustrativos para esclarecer a população sobre os cuidados. Foram feitos inúmeras lives com dentistas explicando a importância da mastigação entre outros assuntos relacionados a saúde bucal.