A especialização na busca de produtos e serviços vem estimulando o desenvolvimento de linhas gourmet de alimentos. Tudo isto para oferecer experiências gastronômicas diferentes ou artigos especiais que tragam novas sensações para os clientes.
De acordo com avaliações feitas por Ani Hartz, especialista no assunto e professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), este mercado realmente vem se tornando promissor. Mesmo em meio à crise econômica e aos altos impostos, a média de compras não apresentam declínios tão graves.
Para Hartz, uma das razões é o hábito de compras parceladas no Brasil, que facilita muito o acesso ao crédito e consequentemente a compra de artigos mais caros como as versões gourmet.
Além disso, “Estima-se que até 2015 mais de 30 milhões de pessoas migrem para as classes A, B e C e que até 2025 o mercado de luxo brasileiro represente 5% da participação mundial”, analisa.
Franquias de Fast food gourmet se destacam no Brasil
As vendas de produtos de fast food nas versões gourmet vem se tornando um verdadeiro boom por todo o Brasil. Um levantamento realizado pela Consultoria Instituto Gastronomia, constatou um crescimento superior a 500% somente no estado de São Paulo.
No período de 10 anos, o número de restaurantes especializados em hamburgueres saltou de 50 restaurantes para 287, cobrindo uma grande variedade com opções de produtos feitos a base de soja, vaca, frango e muitas outras versões.
A Gourmet Burguer, por exemplo, é uma empresa especializada em hambúrgueres artesanais e conta com um cardápio bem variado. Fundada em 2011, abriu-se para o setor de franquias em 2012 e atualmente oferece opções de menu inovadoras como feitos com bacalhau e também sanduíches comemorativos como o de pernil.
Atualmente com franquias em operação em Natal, a empresa possui como meta de expansão a abertura de mais lojas em todo o nordeste e com o credenciamento junto a ABF (Associação Brasileira de Franchising), também almeja alcançar outras regiões brasileiras nos próximos anos.
De acordo com o Diretor Executivo da Gourmet Burguer, José Newton Nóbrega de Araujo Filho, ainda este ano a expectativa é de que sejam abertas pelo menos mais 2 lojas, pois a marca está buscando um crescimento sustentável, para superar as dificuldades da crise econômica atual com solidez.
Para conquistar o sucesso, um dos diferenciais da marca é desenvolver franquias através de um modelo colaborativo. “No modelo de franquia o GB trabalha diferente das franquias normais. Temos uma gestão voltada para o cooperativismo e não no abastecimento das franquias pelo franqueador”, disse o diretor executivo da marca, José Newton Nóbrega de Araujo Filho.
Desafios para franquias gourmet de fast food
Durante a entrevista para o site Mapa das Franquias, o diretor da Gourmet Burguer também indicou que apesar das instabilidades econômicas e do crescimento da concorrência, o mercado gourmet segue promissor, mas há pontos que merecem atenção, especialmente quanto à concorrência de food trucks.
“Em Natal, a onda de food trucks vem dividindo o mercado de quem tem loja. Enquanto lutamos para pagar todos os impostos e cumprir exigência dos órgãos reguladores, no setor de food trucks não tem nem órgãos para fiscalizar e muitos deles não pagam imposto.”, criticou.
Para superar as dificuldades, algumas das medidas adotadas pela rede são: maior ênfase no trabalho de mídias e atenção aos clientes. “Usamos várias sugestões de clientes para ir adaptando e melhorando o produto.”, aponta o diretor da marca.
Outras recomendações para alcançar o sucesso através de franquias gourmet apontadas por especialistas incluem a realização de investimentos em materiais de qualidade, seleção de opções de cardápios variados, atenção aos detalhes, realização de uma boa apresentação dos produtos e definição de preços competitivos.
Para saber maiores informações sobre a franquia Gourmet Burguer e entrar em contato, acesse: http://www.gourmetburguer.com.br/
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