Mercado de Turismo: a expectativa é crescer 60% em 2022 e faturar mais do que em 2019

O mercado de turismo sempre foi muito promissor, não é a toa que ano após ano recebe mais investimentos por parte dos empreendedores que querem embarcar nessa viagem lucrativa. Porém, com a pandemia, foi um dos mercados mais afetados e muita gente que pensava em investir na área ficou inseguro quanto a retomada.

Em 2021 o que se viu foi o setor de viagens entrando com força total na retomada, registrando 77% de aumento na receita. Se levarmos em consideração o número de embarques realizados, foram 7,4 milhões (número superior ao pré-pandemia). A receita só ficou abaixo dos índices pré-pandemia por conta de que a maior parte das viagens realizadas em 2021 foram domésticas, em virtude das restrições para viagens internacionais.

Os resultados do ano passado deixaram o mercado animado para 2022, e as projeções feitas pela Braztoa, que estima um crescimento de 60% para o ano, vêm se confirmando ao longo dos meses. Nessa onda de otimismo, quem investiu nesse mercado ao longo de 2021, já começa a colher excelentes resultados.

De acordo com Márcia Ximenes, diretora de expansão da Flyworld, os empreendedores que entraram para franquia ao longo do ano passado já estão estruturados e prontos para atender toda a demanda de viagens reprimida nos últimos anos pelas restrições sanitárias. “Mesmo no período mais crítico da pandemia, tivemos empreendedores interessados em investir no mercado de turismo, pois acreditavam que a retomada seria com força total, como estamos vendo desde o ano passado. Hoje, esses empresários já estão colhendo os resultados desse bom momento, que na nossa visão não se trata apenas de uma demanda reprimida e sim de um novo comportamento das pessoas, que passaram a valorizar mais a liberdade, as experiências e o viver”, aponta a diretora.

E como em todos os mercados, o de turismo também passou por transformações e o viajante de hoje tem valorizado ainda mais a figura do agente de viagens, buscando nesse profissional uma consultoria completa e suporte para resolver qualquer problema que possa acontecer. Nesse novo cenário, as agências que se especializarem em oferecer um atendimento personalizado e uma curadoria completa para os seus clientes, levando em consideração a personalidade e as necessidades de cada pessoa, deverão se destacar ainda mais e levar uma fatia maior desse crescimento.