Verão é tempo de sol e muitas comidinhas frescas. No calor que faz os três meses iniciais do ano as comidas mais pesadas ficam de lado para dar espaço para alimentos mais leves como saladas, frutas, sucos e sanduíches naturais. A sobremesa preferida nestes dias de altas temperaturas é o sorvete que a cada ano ganha mais fãs. De acordo com informações da Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete (ABIS) na última década o consumo cresceu 76,49%, levando o País a ocupar o quarto lugar no mercado de sorvetes em nível mundial. Um dos xodôs desta estação são os picolés conhecidos como Paletas Mexicanas e estão movimentando as redes de franquias e licenciamentos.
Em 2013 o mercado de sorvetes atingiu o paratamar de 1.244 bilhão de litros consumidos, sendo que um ano antes a produção chegou a 1,209 bilhão. A expectativa da ABIS é de que o consumo em 2014 seja maior. Uma das febres são as paletas mexicanas, picolés artesanais, bem maiores que os tradicionais e com recheio que surgiram no Brasil no verão passado. Mesmo com o período de sazonalidade o mercado de paletas se mantem aquecido e em expansão.
Gean Chu, CEO da rede Los Paleteros, e Rodrigo Reich, gerente de Marketing e Relacionamento da Paleteca, concordam que durante os dias mais frios a queda das vendas cai, pois o brasileiro não tem o hábito de consumir sorvetes no período. Isso não é um fenômeno só nosso, pelo contrário a redução acontece no mundo todo. Chu explicou que “buscamos entregar um produto que não seja apenas um refresco, mas sim um lanche que pode ser consumido ao longo do ano inteiro, rico em fibras e nutrientes, e representando então uma opção mais saudável. Este posicionamento leva tempo para ser absorvido pelos clientes, mas podemos afirmar com certeza que a Los Paleteros sofre muito menos com a sazonalidade que o restante do mercado de sorvetes, pelo nosso histórico de vendas”.
Reich disse que “para lidar com esse movimento do mercado temos que ter estratégias diferentes para cada período do ano. Este é um mercado que está em expansão e temos visto um consumo maior do produto, em função das novidades e da qualidade. Temos que nos aproximar do consumidor no inverno e uma das nossas estratégias será o lançamento de novos sabores. Se tivermos novidades, o consumidor irá até a Paleteca para provar”.
Tanto o diretor tanto o gerente são enfáticos ao dizer que o grande sucesso das paletas vem pela qualidade do produto. “As paletas estão conquistando cada dia mais o gosto dos brasileiros. A qualidade do produto produzido com frutas e não polpa agradou, o consumidor que tem procurado fazer escolhas mais saudáveis”, ressaltou Rodrigo. Gean contou que “criamos sabores especialmente feitos para o gosto brasileiro, trabalhamos apenas com as melhores matérias-primas, o que muitas vezes envolve frutas importadas, doce de leite argentino, entre outros. Não utilizamos corantes ou conservantes artificiais, trabalhamos de modo prático e rápido em nossas lojas, para facilitar o acesso dos clientes a nossas paletas, e temos um atendimento de extrema qualidade”.
Los Paleteros é uma empresa brasileira é atualmente tem franquias em oito estados brasileiros mais o Distrito Federal. O objetivo é de que neste ano de 2015 sejam abertas 75 unidades e que comece o plano de expansão da marca para o exterior. Entre taxa inicial e outros itens necessários para a abertura de uma franquia o valor de investimento chega a R$ 290 mil (em caso de quiosque).
A Paleteca não trabalha com sistema de franchising, e sim com o de licenciamento. No momento a rede possuí 70 lojas licenciadas pelo Brasil e a expectativa é de que este número cresça. A taxa de licenciamento da Paleteca tem o valor de R$ 20 mil mais a taxa de R$ 800 destinada ao Fundo de Marketing da Empresa.
“Acreditamos que mesmo com um ano difícil, devemos conseguir manter boas vendas na rede”, concluiu Chu ao falar da Los Paleteros.
Reich, ao citar a Paleteca, finalizou “estamos confiantes que 2015 será um ano cheio de bom resultados. Já lançamos novos sabores em janeiro, aumentando nosso cardápio para 22 opções”.
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