O estado do Rio de Janeiro apresentou um crescimento de 19,9 % no faturamento no 1º trimestre de 2023, em relação ao mesmo período do ano anterior, com mais de R$ 5 bilhões de receita. Já em unidades, o mercado fluminense expandiu 3,9%, totalizando 17.962 operações. Já o volume de empregos diretos chegou a 157.635, isso representa 9,3 % a mais que em relação ao 1º trimestre de 2022, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Na região sudeste, o mercado de franquias na região faturou mais de R$27 bilhões no primeiro trimestre de 2023, o que representa um aumento de 22,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a mesma pesquisa.
Esses dados sinalizam que o crescimento desse mercado em expansão está muito ligado à retomada da atividade econômica e da vida social, com o maior fluxo de consumidores.
É o caso do Wagner Silva Batista, de 38 anos, que aproveitou todo esse movimento positivo econômico local e abriu os olhos para o que há de mais promissor no mercado do empreendedorismo – o segmento de franquias.
“Sempre empreendi desde os meus 23 anos de idade. Já tive loja de skate, hamburgueria, cantinas, restaurante, locação de estrutura para eventos (esse continua em atuação) e ver essa cidade com potencial gigantesco de mercado só reforçou minha vontade em crescer e expandir meus negócios”, afirma Wagner.
O projeto veio associado ao grande sonho de crescer no empreendedorismo. Com esse projeto na cabeça, saiu em busca de um setor que estivesse em plena expansão e pudesse ter uma adesão importante do público local. “A internet foi minha principal aliada. Através de muita pesquisa sobre o setor de alimentação saudável, encontrei a Bio Mundo, uma rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva que cresceu muito nos últimos anos, com grande perspectiva de expansão, afinal a busca por bem-estar e saúde é e será uma prioridade para os próximos anos. Foi onde tive certeza de que fiz a escolha certa”, continua o novo franqueado.
A Bio Mundo é uma rede referência em oferecer saúde e bem-estar. Hoje conta com um portfólio que inclui itens à granel, diet, light, integrais, veganos, sem glúten, sem lactose, funcionais, vegetarianos, que somam em média 3.000 produtos em prateleira e mais de 300 opções à granel, além das marcas próprias. Somente em 2022 registrou um crescimento de mais de 15% comparado ao ano anterior.
O avanço e expansão do mercado de alimentação saudável saltou aos olhos do futuro empresário, pois oBrasil é um dos mercados mais promissores para a venda de produtos naturais. Movimenta, em média, US$35 bilhões ao ano no segmento, sendo considerado o quarto país que mais vende alimentos e bebidas saudáveis no mundo e promete crescer em média 12,3% ao ano, no país, segundo dados da Euromonitor Internacional.
Wagner não esperava que tudo isso poderia acontecer em tão pouco tempo de trabalho e pesquisa, mas a vida lhe entregou respostas. “Há dois anos e meio, quando eu ainda nem sonhava em apostar em uma franquia, eu entreguei meus planos a Deus. Hoje, tenho plena convicção que a Bio Mundo é a resposta das minhas orações. Um projeto sólido, realizado em tão pouco tempo, em um grande shopping da zona sul do Rio de Janeiro. Inacreditável!”, ressalta.
Decidido pelo ramo do negócio, Wagner decidiu então tirar o sonho do papel e formar um time de peso para tocar a nova empresa. “Ao conhecer o modelo de franquia, fiquei impressionado com a qualidade e o profissionalismo da Bio Mundo. O foco em estimular as vendas, trabalhando no aprimoramento dos vendedores também é o diferencial da marca, levando o melhor produto e o melhor atendimento ao cliente e consumidor,” destaca ele.
Wagner se juntou a outros sócios e já possuem planos de expansão. “Pretendemos estabelecer e aprimorar os trabalhos nessa unidade e posteriormente expandir em bairros mais nobres da cidade,” finaliza o franqueado.