Mercado de franchising home based continua em alta mesmo com o fim da pandemia

A franquia Santa Muleta oferece essa modalidade ao empreendedor com investimento inicial a partir de R$ 19.900

Mesmo com o fim da pandemia, alguns tipos de trabalhos continuaram fortes em todo mundo, sendo o caso do home office. E isso não foi diferente no universo do franchising, que tem esse setor cada vez mais impulsionado, recebendo marcas de diversos nichos, promovendo uma modalidade de custo inicial baixo e lucrativa para quem sonha em ter um negócio próprio ou gerar uma renda extra.

As franquias home based são uma ótima alternativa para novos investidores, principalmente por conta do investimento inicial, pois não possuem gastos com instalação, aluguel ou manutenção do ponto comercial. Além disso, outros pontos como a flexibilidade, conforto e qualidade de vida são alguns benefícios que o trabalho remoto proporciona.

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), reforçam essa tendência pelo home based. O levantamento da ABF aponta que, nos últimos três anos, o número de operações deste segmento aumentou de 7,1% para 14,8%.

Visualizando esse cenário, a Santa Muleta – franquia do segmento de saúde, com aluguel e vendas de equipamentos médicos e ortopédicos – oferece ao empreendedor o modelo home office. “Temos essa possibilidade, onde o franqueado faz todo o trabalho do aluguel dos nossos equipamentos em sua casa, sem a necessidade de investir em um ponto físico”, conta Rodrigo Mattos, CEO e fundador da marca.

Atuação do franqueado

O franqueado que optar pelo modelo Home Based da Santa Muleta irá conduzir as negociações entre os clientes totalmente por celular, podendo ser realizado de qualquer lugar em que ele estiver.

“O cliente final usa o tempo que precisar para escolher o produto para alugar e as cobranças são automáticas. Ele irá receber as orientações e link de pagamento pelo WhatsApp e combinará a entrega com o franqueado”, explica Rodrigo.

Na opção remota da franquia, o empreendedor escolhe os produtos que quer trabalhar, mas a marca já conta com um kit básico inicial de 24 equipamentos, sendo essa a quantidade mínima para começar.

Smart, Pro e Master

O kit inicial de 24 equipamentos é para o modelo Home Based Smart, além desse, o franqueado ainda tem a possibilidade de optar pelo Pro ou o Master. A diferença entre eles está somente na quantidade de equipamentos.

“No Pro são 36 e no Master são 58 equipamentos. Os itens que trabalhamos são de fornecedores homologados: cadeiras de rodas e banho básicas, para obesos, infantil, com elevação; muletas axilares e canadenses, andadores simples e com rodas, bancos para banho, colchões anti-escaras, mini-bike para exercícios, cadeira e cinto de transferência, colete, imobilizador de joelho e cama hospitalar”, detalha Mattos.

Investimento e faturamento

Esse modelo inovador no país com foco no aluguel de equipamentos médicos e ortopédicos tem o investimento inicial a partir de R$ 19.900, já incluso taxa de franquia (R$ 9.900), capital de giro (R$ 2 mil) e investimento em equipamento e instalação (R$ 8 mil).

Nesse formato, o franqueado não precisa de funcionários, sendo que ele poderá operar de onde estiver através de um aplicativo exclusivo da franquia. O faturamento bruto médio mensal é de R$ 3 mil, com lucro líquido de 60% e o retorno do investimento é entre 8 e 12 meses”, salienta o fundador da Santa Muleta.

Mercado aquecido

O mercado de atuação da Santa Muleta é altamente promissor, principalmente pelo fato de ser aprova de crises, pois independentemente do que aconteça no cenário econômico, as pessoas continuarão precisando de cirurgias e, consequentemente, equipamentos que os ajudem na recuperação.

Segundo o Ministério da Saúde, são realizadas mais de 5 milhões de cirurgias por ano, sendo que somente no SUS (Sistema Único de Saúde) são mais de 300 mil internações por acidentes de trânsito. Em uma década houve um aumento de 55% nas internações de motociclistas.

“Atualmente, contamos com seis unidades da Santa Muleta, sendo que quatro delas são no modelo Home Based. A nossa projeção é de inaugurar mais 14 lojas nessa modalidade até o fim deste ano”, finaliza Rodrigo.