O mercado de beleza tem experimentado um crescimento notável nas últimas décadas, impulsionado por diversos fatores. Entre os principais motivos estão as mudanças nos comportamentos de consumo, onde a busca por saúde e bem-estar, influenciada por redes sociais e personalidades públicas, se destaca. Conforme indica um levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o mercado de estética, por exemplo, apresentou uma expansão de 567% nos últimos cinco anos. O nicho ainda empregou mais de 480 mil profissionais.
Outra constatação conferida pela pesquisa aponta que especialista em depilação, designer de sobrancelhas, manicure e pedicure, maquiador e cabelereiro, se consolidam como as cinco áreas de beleza mais promissoras. Esse panorama pode ser visto no Brasil, em que marcas que oferecem esse tipo de atendimento crescem exponencialmente.
Mauricio Cesar, CEO da Unhas Cariocas e da Escova Express, revela que o aumento de clientes e o crescente número de franqueados, solidifica os dados de dilatação do meio. “Esse crescimento é resultado de fatores como a crescente conscientização sobre a importância dos cuidados pessoais, e a busca por serviços especializados e de alta qualidade”, esclarece o especialista. Para o empreendedor, a diversificação dos atendimentos oferecidos e a adaptação às necessidades específicas dos clientes contribuem para a fidelização e atração de um público cada vez maior.
Como exemplo, o CEO aponta a expansão da Unhas Cariocas. Apenas em 2023, a rede acumulou mais de R$ 42,4 milhões em receita, alcançando 98 unidades. Os dados do primeiro trimestre de 2024 da rede também são promissores, com um faturamento de R$ 11,5 milhões, o que representa um crescimento de 16,2% comparado ao mesmo período em 2023.
A Escova Express, franquia de escovarias, apresenta uma dilatação similar. Com dez unidades abertas, a marca acumulou um faturamento superior a R$2,09 milhões, que representa uma dilatação de 99,5% em relação a 2022, com aumento de 128% no número de atendimentos. Essa expansão se deve ao diferencial da franquia, por oferecer serviços de cabelos e estética facial sem agendamento e realizados em tempo ágil.
Diferenciais X Crescimento
A expansão do mercado de beleza é impulsionada por diferenciais inovadores que atraem e fidelizam clientes. Ainda utilizando como exemplo a Unhas Cariocas, é válido ressaltar que a rede revolucionou o serviço de manicure ao oferecer procedimentos rápidos, com duração inferior a 30 minutos, sem comprometer a qualidade. Esse fator atende às necessidades de uma clientela que valoriza o tempo e busca praticidade. Além disso, a técnica exclusiva Émoli, desenvolvida pela rede, remove as cutículas sem causar ferimentos, oferecendo uma experiência mais confortável e segura para os clientes.
Além dos serviços de manicure, a marca também oferece uma ampla gama de tratamentos estéticos que abrangem desde massagens relaxantes até drenagens linfáticas. Essa diversidade de serviços permite que a rede atenda às necessidades de seus clientes em um único local, proporcionando conveniência e uma experiência integrada de bem-estar.
Com relação a Escova Express, a franquia foi assertiva ao oferecer um serviço integrado de beleza em uma única cadeira. Nessa configuração, os clientes podem fazer maquiagem, cabelo e sobrancelhas de maneira eficiente e coordenada, economizando tempo.
Junto às inovações, é importante pontuar que o aumento da conscientização sobre a importância dos cuidados pessoais e da aparência também tem contribuído para essa expansão. Para Mauricio, as inovações tecnológicas no desenvolvimento de produtos e tratamentos estéticos, juntamente com a diversificação das opções disponíveis para diferentes tipos de pele, gêneros e idades, têm ampliado o alcance e a acessibilidade do setor.