Atualmente os padrões no consumo de produtos de beleza estão mudando e tornando cada vez mais comum o uso de cosméticos veganos. Essas mudanças nos hábitos são decorrente de uma conscientização desses consumidores em relação aos processos industriais de cosméticos não naturais.
A preocupação por consumo consciente se dá pela propagação de informações sobre como esses cosméticos são produzidos, qual o impacto que esse processo pode trazer para as vidas, para o ambiente, se esse produto foi testado ou não em animais, o que esses produtos realmente oferecem à saúde e a procedência desses ingredientes.
Hoje é possível adquirir um leque de produtos que o mercado oferece com fórmulas naturais certificadas dentro dos princípios da sustentabilidade, reduzindo a poluição, a geração de resíduos e o desmatamento desacelerando os fenômenos de destruição atuais e futuros.
Expansão do mercado vegano
A adoção de novos comportamentos no consumo vegano tem rendido boa aprovação, assim como a quantidade de selos concedidos pela entidade SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira), entre 2019 e 2020, os produtos certificados registraram uma alta de 16%. Possuindo 189 produtos cosméticos em sua lista, entre eles estão, ramo da alimentação, cosméticos, produtos de limpeza, suplementos alimentares, lavanderia e calçados.
Segundo pesquisa de mercado publicada no site da ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos realizada pela Euromonitor International, o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo com cosméticos para cabelo e pele, perfumes e produtos para higiene bucal. O relatório de mercado de cosméticos veganos realizado pela Grand View Research, aponta que esse mercado excederá 20,8 bilhões de dólares até o ano de 2025.
Essa expressiva procura por cosméticos veganos também ganhou força com o comércio eletrônico, as vendas por e-commerce, um modelo de compra que facilita o acesso do consumidor, apresentaram um aumento de 68% nesse modo de compra em 2020 de acordo com os dados Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Os consumidores modernos estão cada vez mais conscientes, movidos por evidências expostas da excelência da fabricação dos produtos, a qualidade da matéria-prima, mão de obra qualificada priorizando que todo o processo de produção seja mais sustentável e menos agressivo ao meio ambiente.
Ousadia, potencial e sucesso
Quando se fala em histórico de inovação e marca de referência no mercado, quem se destaca é a rede de acessórios de higiene e beleza Orgânica Body&Spa, atuante há mais de 30 anos tendo como início de sua trajetória o plantio de buchas vegetais em uma propriedade rural em Avaré, estado de São Paulo.
A inovação na apresentação do produto desenvolvido pela marca, resultou no reconhecimento da marca, fazendo com que conquistasse o mercado de forma visionária modificando a forma tradicional da bucha em pedaço e criando vários modelos inovadores como: lava costas com refil, bucha smart para lavar louças e buchas atoalhadas.
A rede também desenvolveu produtos de marca própria para o mercado B2C e atualmente contém o maior portfólio de acessórios de banho do mercado desde 2005. Essa constante evolução gerou grandes parcerias de longo prazo com varejistas como Big, Droga Raia, Oba, GPA, Carrefour, Mambo, Saint Marche entre outros.
A valorização e cuidado em cada etapa de desenvolvimento da marca, fez com que se potencializasse ainda mais com o passar dos anos, estreitando o relacionamento com o mercado e acarretando a aceitação dos produtos. Nasceu então em 2016 a marca própria Orgânica Body&Spa, com produtos exclusivos e quiosques nos principais shoppings de São Paulo.
Fruto da ousada ideia e das experiências diretas com o consumidor, a rede enxergou um futuro próspero para os negócios e com o sucesso do ponto de partida era o momento ideal para replicar a ação, deu-se então a decisão de entrar para o mercado de franquias. Com sucesso do pontapé inicial desde o desenvolvimento até a aceitação dos produtos, em 2019 a Orgânica deu início a um novo ciclo, a criação da Franquia Orgânica Body&Spa.
“Com o crescimento na demanda por bem-estar e cuidados utilizando produtos veganos, procuramos sempre alinhar nosso portfólio e atualizar nossos produtos para atender as expectativas, com foco no desenvolvimento e criação de novos produtos, como acessórios para corpo e cosméticos veganos, dando continuidade ao sonho de evoluir com excelência”, explica João Galhardi, diretor de marketing e expansão da marca.
Modelos de Franquias Orgânica Body&Spa
As franquias de autocuidado estão cada vez mais em evidência, uma modalidade de negócio que tem sido uma das mais prósperas no Brasil com o aumento de sua acessibilidade possível se tornar um franqueado.
Atualmente é possível encontrar franquias com excelentes vantagens e de futuro promissor, como é o caso da Orgânica Body&Spa, que possui três modelos de negócio, o Express, On-line e o Quiosque, com investimento a partir de R$ 9 mil na modalidade totalmente on-line, onde o franqueado terá um site com uma diversidade de produtos cadastrados para vender sem se preocupar com estoque como se fosse um dropshipping.
Na modalidade on-line, o franqueado tem seu site produzido e customizado com um estoque coligado ao da franqueadora, assim, quando o consumidor final realiza sua compra, este pedido chega até o site da marca fazendo assim a entrega do produto. As comissões recebidas pelo franqueado são em cima das vendas realizadas, sendo o investimento dessa modalidade a partir de R$ 9 mil.
Já o modelo Express foi criado em outubro de 2020, na pandemia, com intuito de assistir não somente quem já era franqueado da rede, assim também como novos empreendedores. Este modelo possibilita a atuação de várias formas, tendo como destaque o carrinho que pode ser levado a qualquer ponto com menos risco. O investimento inicial para esta modalidade é de R$ 29.100 já incluso taxa de franquia, carrinho e estoque inicial de produtos com prazo de retorno de 2 a 4 meses.
Agora em 2021, após estudar o mercado e desenvolver processos próprios, foi lançado o modelo de negócio Quiosque Compacto. Medindo apenas 3m2, o modelo foi projetado para trazer oportunidade para quem está em busca de empreender sem gerar muitos gastos, pois tem a metade do custo, tanto de investimento como também fixo, mas mantendo o mesmo faturamento de um quiosque com formato tradicional. A modalidade tem como investimento inicial R$59.000 com estimativa de retorno de 10 meses.
“Atualmente contamos com 61 franqueados. E para quem deseja investir no segmento e também colher bons resultados, projetamos para 2022 pelo menos 150 franqueados on-line e 65 franqueados Express. Também vale ressaltar o novo modelo de negócio, o quiosque com investimento inicial de R$59 mil, acreditamos em, pelo menos, 25 unidades desse formato no próximo ano”, acrescenta diretor de marketing e expansão da marca.