O Mercadão dos Óculos, uma das 50 maiores franquias do Brasil e a rede de óticas mais premiada do país, encerrou 2022 em crescimento. A marca ultrapassou as 700 unidades e pela primeira vez faturou meio bilhão.
“Desde que o Mercadão dos Óculos entrou para o franchising, em 2013, sempre nos preocupamos em oferecer um modelo de negócio rentável, em apoiar e treinar o franqueado ao longo de sua jornada, e em trazer inovação para todas as áreas da rede”, comenta Gustavo Freitas, CEO da franquia.
De acordo com Freitas, a meta para este ano é inaugurar outras 220 unidades, faturar R$ 450 milhões e crescer no Nordeste. Para isso, o Mercadão dos Óculos irá manter algumas estratégias de sucesso e investir em diferentes frentes.
Uma dessas estratégias é expandir por meio do modelo FIT, voltado para cidades de até 30 mil habitantes. Em 2022, o Mercadão dos Óculos vendeu 52 unidades nesse formato. Inclusive, por meio do modelo FIT, a rede mais que dobrou o número de franquias vendidas no Nordeste, saindo de nove em 2021 para 19 em 2022.
“O modelo FIT foi desenvolvido para atender investidores que querem ter o próprio negócio na cidade onde mora, sem precisar se mudar para grandes centros urbanos”, diz Freitas. “Essas unidades têm um faturamento médio anual de R$ 80 mil”, acrescenta.
Outro caminho adotado pelo Mercadão dos Óculos é o crescimento por meio de multifranquedos, que representam cerca de 50% de todas as lojas da rede. “Muitos franqueados se tornam multi logo em até três meses após a inauguração. Eles utilizam parte do lucro da primeira unidade para comprar a segunda”, destaca Fábio Nadruz, diretor de operações do Mercadão dos Óculos. “Das 219 franquias comercializadas no ano passado, 55% foram para multifranqueados”, informa Nadruz.
Franquia consagrada
Em 2022, o Mercadão dos Óculos recebeu o tradicional Prêmio Acirp, promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp). A franqueadora ganhou na categoria Comércio da 64ª edição.
Ao longo do ano passado, o Mercadão dos Óculos recebeu, pela sexta vez consecutiva, as cinco estrelas no prêmio Melhores Franquias do Brasil, realizado pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da Editora Globo. Além disso, pela quinta vez consecutiva, ganhou o Selo de Excelência em Franchising, organizado pela ABF.
Os dois prêmios são referências no franchising e reúnem as redes que chegaram à excelência. Com isso, a marca entra para um seleto grupo de franquias que já conquistaram o Melhores Franquias do Brasil e o Selo de Excelência em Franchising por cinco vezes e de forma seguida.
O Mercadão dos Óculos também entrou para o Metaverso, onde oferece um ambiente digital informativo para que futuros franqueados conhecerem melhor a rede.
Ainda em 2022, o Mercadão dos Óculos lançou o MDO Pay, tornando-se uma subadquirente, ou seja, uma empresa que faz a intermediação do pagamento entre adquirentes, bandeiras de cartão e bancos. Na prática, o cliente pode parcelar a compra em até quatro cartões, por meio da conta digital do MDO Pay. Já os franqueados podem emitir boletos, receber e antecipar pagamentos.
Para adquirir uma franquia do Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 190 mil. O prazo de retorno estipulado é de 18 a 24 meses.