Na 28ª edição do Prêmio ABF Destaque Franchising 2024, realizado pela Associação Brasileira de Franchising, o Mercadão dos Óculos, uma das 30 maiores franquia do Brasil, ganhou dois prêmios na inédita categoria ESG: como referência em ESG e na área social, com o projeto “Olhares do Bem”.
Em 2023, o Mercadão dos Óculos inaugurou a nova sede em São José Rio Preto, com 1.700 m², reunindo todos os setores da marca. A estrutura possui o selo AQUA-HQE de sustentabilidade, com mais de 270 requisitos para redução do consumo de água, energia e resíduos, além de geração local de energia por painéis fotovoltaicos e sistema central de climatização eficiente.
Já com o projeto Olhares do Bem, que tem o objetivo de combater a evasão escolar no Brasil causada pela deficiência visual infantil, o Mercadão dos Óculos já atendeu mais de 9,8 mil crianças, doou mais de 3 mil óculos, envolvendo 40 instituições e comunidades em dez estados e 28 municípios.
“A sustentabilidade ambiental é importante para preservar nosso planeta para as futuras gerações, enquanto as práticas sociais garantem um ambiente de trabalho justo e inclusivo. Já a governança eficaz promove transparência e ética nos negócios. Portanto, investir em ESG não apenas fortalece a reputação da empresa, mas gera impactos positivos para a sociedade e o meio ambiente”, comenta Cesar Lucchesi, diretor de novos negócios do Mercadão dos Óculos.
Sobre a categoria ESG
Antes denominada Sustentabilidade, a agora categoria ESG condecora as redes que foram destaque nas dimensões Social, Ambiental, Governança, Performance e no geral, como Referência em ESG, e não mais nas categorias Pleno, Sênior, Máster e Mega.
No caso do Prêmio ESG, a ABF visa reconhecer e incentivar as melhores práticas alinhadas aos critérios do SEF, considerando o papel transversal da sustentabilidade ambiental, social e econômica nos negócios, utilizando referências nacionais e internacionais de avaliação. Além dos critérios do Selo, a vitória no Prêmio nessa categoria é alcançada pelas marcas que obtêm a melhor pontuação na Pesquisa de Sustentabilidade (PDS) no negócio, produtos e serviços, processos e fornecedores, e no projeto inscrito.
Franquia consagrada
O Mercadão dos Óculos é vencedor de seis Selos de Excelência em Franchising, um dos mais importantes prêmios do setor, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A certificação coloca a rede em um grupo seleto de franquias que conquistou o Selo por seis vezes seguidas.
Além disso, a franquia Mercadão dos Óculos já recebeu, também por seis vezes, cinco estrelas no prêmio Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da editora Globo.
Tecnologia e inovação
Ao longo dos anos, a franquia Mercadão dos Óculos investiu em tecnologia para franqueados e clientes. Está em fase de testes o IVISION, um totem que faz o visagismo do cliente – o estudo do rosto e mostra opções dos tipos de armações que mais combinam (redonda, quadrada, oval).
A tecnologia também faz o mapeamento de visão. Isso permite escolher a lente ideal para aquela pessoa. “É uma ferramenta inovadora, não existe no cenário óptico e vai mudar completamente a experiência do cliente na loja”, destaca Gustavo Freitas, CEO da franquia Mercadão dos Óculos.
Como adquirir uma unidade
Para adquirir uma franquia do Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 150 mil. O prazo de retorno estipulado é de 11 a 18 meses.