O Mercadão dos Óculos, rede de franquias do setor óptico, anuncia a participação na Expo Franquias Nordeste 2024, que ocorre entre os dias 21 e 23 de março, em Recife (PE), no shopping RioMar Recife.
Na ocasião, a marca apresentará seus três modelos de negócio: o super fit, para municípios de até 15 mil habitantes; o fit, para cidades com até 30 mil moradores; e o tradicional, para grandes centros urbanos.
“Na Expo Franquias Nordeste, iremos nos conectar com empreendedores e investidores da região, compartilhar nossa história de sucesso e apresentar as oportunidades que oferecemos para quem deseja empreender no ramo óptico”, comenta Luis Zanchetta, gerente de marketing do Mercadão dos Óculos.
Crescimento no Nordeste
A franquia Mercadão dos Óculos foi fundada em São José do Rio Preto (SP), em 2012. Nos últimos anos, tem mirado sua expansão para o Nordeste. Em 2021, foram nove lojas comercializadas; já em 2022, o número subiu para 19 unidades; e em 2023, foram 24. No total, já são 52 franquias da marca no Nordeste.
De acordo com Zanchetta, a meta é conquistar mais 15 franquias do Mercadão dos Óculos na região até o fim deste ano. “Hoje, o Nordeste é a região com maior potencial de expansão em todo Brasil, principalmente nas cidades pequenas do interior, onde a concorrência é menor”, explica.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o país possui 2.767 municípios com até 30 mil habitantes. Isso representa aproximadamente 49,7% do total de cidades brasileiras.
Franquias em alta
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2023 o Nordeste apresentou um faturamento de R$ 34,9 bilhões, 9,46% a mais que em 2022.
Além disso, a região cresceu 6,9% em número de unidades, saindo de 26.809 para 28.657. Em todo Nordeste, o franchising gera cerca de 245 mil vagas, informou a ABF.
Só em Pernambuco, o faturamento em 2023 foi de R$ 6,8 bilhões, um crescimento de 8,8% em comparação com 2022. O número de franquias também aumentou, 3,8%, enquanto os empregos, cerca de 47 mil vagas, subiram 4,1%.
Tecnologia e inovação
Ao longo dos anos, a franquia Mercadão dos Óculos investiu em tecnologia para franqueados e clientes. Está em fase de testes um totem que faz o visagismo do cliente – o estudo do rosto e mostra opções dos tipos de armações que mais combinam (redonda, quadrada, oval).
A tecnologia também faz o mapeamento de visão. Isso permite escolher a lente ideal para aquela pessoa. “Isso é inovador, não existe no cenário óptico e vai mudar completamente a experiência do cliente na loja”, destaca o CEO da franquia Mercadão dos Óculos.
A franquia Mercadão dos Óculos também lançou o MDO Pay, tornando-se subadquirente. Na prática, o cliente pode parcelar a compra em até quatro cartões, por meio da conta digital do MDO Pay. Já os franqueados podem emitir boletos, receber e antecipar pagamentos.
Prêmios e certificações
Em 2023, a franquia Mercadão dos Óculos, recebeu pela sexta vez consecutiva, o Selo de Excelência em Franchising, um dos mais importantes prêmios do setor, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A certificação coloca a rede em um grupo seleto de franquias que conquistou o Selo por seis seguidas.
Além disso, a franquia Mercadão dos Óculos recebeu, pela sexta vez, cinco estrelas no prêmio Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da editora Globo.