Mercadão dos Óculos inaugura franquias em São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná e Paraíba

Com elas a rede soma cerca de 750 lojas em todo Brasil; investimento é a partir de R$ 170 mil

A rede de óticas Mercadão dos Óculos, uma das franquias mais premiadas e entre as 30 maiores do Brasil, anuncia as inaugurações de fevereiro nas cidades de Cafelândia (PR), Belo Horizonte (MG), Francisco Beltrão (PR), Patos (PB), São José do Rio Preto (SP), Rolante (RS), Indaiatuba (SP), Mutuípe (BA) e Taquara (RS). Com elas a rede soma cerca de 750 lojas.

“O crescimento da rede de óticas Mercadão dos Óculos reflete a confiança dos franqueados no modelo de negócio e a forte demanda por óculos de qualidade a preços acessíveis. Com essas novas unidades, seguimos firmes fortalecendo nossa presença em diferentes regiões”, comenta Gustavo Freitas, CEO da marca. Para este ano, a meta é comercializar 200 franquias.

De pequenas a grandes cidades

Atualmente a rede de óticas Mercadão dos Óculos conta com cerca de 750 franquias e oferece três opções de investimentos: o super fit (R$ 170 mil), voltado para cidades de até 15 mil habitantes; o fit, de até 30 mil habitantes (R$ 210 mil); e o tradicional (a partir de R$ 250 mil), para municípios de médio e grande porte.

“Dessa forma, conseguimos atuar em todas as regiões do Brasil, do interior à capital, levando acessibilidade e qualidade visual para consumidores de diferentes perfis e localidades”, explica o executivo da rede de óticas Mercadão dos Óculos.

“Nossa presença abrangente reflete o compromisso em democratizar o acesso a óculos de qualidade, com preços competitivos e serviços personalizados que atendem tanto grandes centros urbanos quanto pequenas cidades”, diz.

Segundo a ABF, o setor cresceu 13,5% em 2024 em comparação com 2023, faturando R$ 273 bilhões. Já o segmento de saúde, beleza e bem-estar, do qual a rede de óticas Mercadão dos Óculos faz parte, subiu 16,5%, com faturamento de R$ 64,8 bilhões.

Inovação e internacionalização

Todos os anos, a rede de óticas Mercadão dos Óculos investe em tecnologia. Está em fase de testes um totem digital que faz o visagismo do cliente – o estudo do rosto e mostra opções dos tipos de armações que mais combinam (redonda, quadrada, oval).

A tecnologia também faz o mapeamento de visão. Isso permite escolher a lente ideal para aquela pessoa. “É uma ferramenta inovadora, não existe no cenário óptico e vai mudar completamente a experiência do cliente na loja”, destaca Freitas, da rede de óticas Mercadão dos Óculos.

Além disso, a rede de óticas Mercadão dos Óculos iniciou um processo de internacionalização de franquias, em Portugal. Antes disso, pilotou três unidades próprias no país: duas na cidade do Porto e uma em Lisboa.

Para ser um franqueado da rede de óticas Mercadão dos Óculos em Portugal, o investimento é a partir de € 70 mil (R$ 420 mil), incluso taxa de franquia, mobiliário e estoque inicial. O tíquete médio é entre € 90 e € 100 (R$ 541 e R$ 602) e o retorno do investimento entre 20 e 24 meses. De acordo com Freitas, o objetivo é chegar a 10 franquias no país até o final de 2025.

Prêmios e certificações

A rede de óticas Mercadão dos Óculos já recebeu por seis vezes o Selo de Excelência em Franchising, um dos mais importantes prêmios do setor, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A certificação coloca a rede em um grupo seleto de franquias que conquistou o Selo por seis seguidas.

Além disso, a rede de óticas Mercadão dos Óculos recebeu por oito vezes Cinco Estrelas no prêmio Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da editora Globo.