O Mercadão dos Óculos, uma das 50 maiores franquias do Brasil, anuncia a inauguração de mais sete lojas em janeiro nas cidades de São Sebastião (DF), Irati (PR), Itaberaí (GO), Montanha (ES), Poços de Caldas (MG), Monte Alto (SP) e Içara (SC) e Guaramirim (SC). Com elas, a rede conta com mais de 550 franquias em operação e implantação.
“A estratégia de expandir em cidades pequenas e médias tem sido fundamental para o crescimento do Mercadão dos Óculos”, comenta Gustavo Freitas, CEO da rede. “Das oito inaugurações deste mês, todas se enquadram nesse perfil”, diz.
Outro caminho para o crescimento do Mercadão dos Óculos são os multifranqueados. “Das 171 franquias que vendemos em 2021, 43% foram para multifranqueados”, comenta Fábio Nadruz, diretor de operações da rede. Atualmente, cerca de 50% de todas as franquias da rede pertencer a esse público.
De acordo com Freitas, a meta para este ano é inaugurar 168 unidades e faturar mais de 360 milhões. “Queremos ultrapassar a marca de 700 lojas. Nesse ritmo, em até dez anos, seremos a maior rede de óticas do Brasil, e 100% nacional”, acrescenta.
Franquia consagrada
Em 2021, o Mercadão dos Óculos conquistou pela quinta vez consecutiva o prêmio Melhores Franquias do Brasil, realizado pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da Editora Globo.
O prêmio é uma das principais referências no franchising e reúne as redes que chegaram à excelência. Na ocasião, o Mercadão dos Óculos recebeu a qualificação cinco estrelas, a maior de todas. Com isso, a rede entra para um seleto grupo de franquias que já conquistaram o Melhores Franquias do Brasil por cinco vezes e de forma seguida.
“Desde o começo da pandemia, o Mercadão dos Óculos ofereceu suporte ao franqueado para contornar a crise. Isso permitiu que a rede crescesse, tanto em faturamento, quanto em número de unidades e se tornasse uma das 50 maiores do Brasil”, diz Freitas.
Uma das novidades desse período foi o investimento em tecnologia, na ferramenta Microvix Vision, sistema criado pela Linx em parceria com a VisioLens. “Essa nova tecnologia foi implementada nas unidades e trouxe ao franqueado, além de um maior faturamento, um novo jeito de vender e administrar a loja”, destaca Nadruz.
De março de 2020 (quando se iniciou o uso dessa tecnologia), até março deste ano, o Mercadão dos Óculos aumentou o faturamento em 15% e o ticket médio em 30%.
De acordo com dados recentes da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar continua em alta. Nos últimos 12 meses, segundo a entidade, o segmento cresceu 11,8%, o segundo maior do setor.