Mercadão dos Óculos inaugura 18 lojas em SP, SC, GO, RS, PR, MG, PA e ES

Rede oferece o modelo Fit (R$ 190 mil), voltado para cidades de até 30 mil habitantes; e o tradicional (a partir de R$ 250 mil), para municípios de médio e grande porte

O Mercadão dos Óculos, rede de franquias do setor ótico, anuncia a inauguração de 18 unidades em novembro: Dionísio Cerqueira (SC), Nova Gama (GO), Rosário do Sul (RS), João Monlevade (MG), Braço do Norte (SC), Lagoa da Prata (MG), São José (SC), Domingos Martins (ES), Jaguapitã (PR), Marília (SP), Palhoça (SC), Praia Grande (SP), Sete Lagoas (MG), Belém (PA), Patos de Minas (MG), Minaçu (GO) e Guaporé (RS).

A expansão de novembro envolve quatro regiões do Brasil: Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte. “A estrutura de negócios do Mercadão dos Óculos é projetada para operar em âmbito nacional, sendo adaptável para municípios de diversos tamanhos”, diz Gustavo Freitas, CEO da rede. Neste ano, mais de 100 já foram inauguradas.

Atualmente, o Mercadão dos Óculos oferece duas opções de investimentos: o modelo Fit (R$ 190 mil), voltado para cidades de até 30 mil habitantes; e o tradicional (a partir de R$ 250 mil), para municípios de médio e grande porte.

De acordo com balanço divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), no primeiro semestre de 2023, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar cresceu 42,9% em faturamento em comparação com o mesmo período de 2022, registrando o segundo maior crescimento de todo setor.

Franquia consagrada

Em 2022, o Mercadão dos Óculos cresceu mais de 20% em número de unidades e saltou 12 posições no ranking das “50 maiores franquias do Brasil”, divulgado pela Associação Brasileira do Franchising (ABF). A rede subiu para a 30ª colocação, com 610 franquias em funcionamento – um crescimento de 20,80%. Além disso, entre as três redes de óticas presentes no ranking, o Mercadão dos Óculos foi a única que cresceu.

Em 2022, o Mercadão dos Óculos ainda recebeu o tradicional Prêmio Acirp, promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp). A franqueadora ganhou na categoria Comércio da 64ª edição.

Em março, o Mercadão dos Óculos, recebeu pela 6ª vez consecutiva o Selo de Excelência em Franchising, um dos mais importantes prêmios do setor, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A certificação coloca a rede em um grupo seleto de franquias que conquistou o Selo de Excelência em Franchising por seis vezes seguidas.

Além disso, em julho, o Mercadão dos Óculos recebeu, pela sexta vez, cinco estrelas no prêmio Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da editora Globo.

Inovação e tecnologia

O Mercadão dos Óculos acaba de lançar um totem que está em fase de testes em algumas lojas. Ele faz o visagismo do cliente, ou seja, o estudo do rosto e mostra opções dos tipos de armações que mais combinam (redonda, quadrada, oval).

A tecnologia também faz o mapeamento de visão. Isso permite escolher a lente ideal para aquela pessoa. “Isso é inovador, não existe no cenário óptico e vai mudar completamente a experiência do cliente na loja. Agora ele irá fazer o que chamamos de ‘compra inteligente’, ou seja, ele compra exatamente o que precisa, nem mais e nem menos para a necessidade dele”, destaca Freitas.

O Mercadão dos Óculos também entrou para o Metaverso, onde oferece um ambiente digital informativo para que futuros franqueados conheçam melhor a rede.

Ainda em 2022, o Mercadão dos Óculos lançou o MDO Pay, tornando-se uma subadquirente, ou seja, uma empresa que faz a intermediação do pagamento entre adquirentes, bandeiras de cartão e bancos.

Na prática, o cliente pode parcelar a compra em até quatro cartões, por meio da conta digital do MDO Pay. Já os franqueados podem emitir boletos, receber e antecipar pagamentos.

Como adquirir uma unidade

Para adquirir uma franquia do Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 190 mil. O prazo de retorno estipulado é de 18 a 24 meses.