O Mercadão dos Óculos, uma das 50 maiores franquias do Brasil, anuncia a inauguração de 16 unidades em novembro. Elas estão localizadas em Maceió (AL), São José dos Campos (SP), Pedro Canário (ES), Coronel Fabriciano (MG), Curitiba (PR), Palotina (PR), Porto Alegre (RS), Caçapava (SP), Franca (SP), Barra de São Francisco (ES), São Borja (RS), Campo Largo (PR), Poço de Caldas (MG), Santa Maria (RS), Santa Helena (PR) e Santana do Livramento (RS).
A expansão envolve cinco estados, com destaque para o interior de São Paulo, com seis inaugurações. “Oferecemos um modelo de negócio funcional e sólido, que pode ser adaptado para qualquer região do país, entre cidades grandes e pequenas”, diz Gustavo Freitas, CEO do Mercadão dos Óculos.
No total, o Mercadão dos Óculos já ultrapassou mais de 700 franquias, sendo cerca de 50% delas pertencentes a multifranqueados. Em 2021, das 171 franquias comercializadas, 43% foram para esse perfil de empreendedor.
De acordo com Associação Brasileira de Franchising, o setor registrou um crescimento de 12,9% no faturamento no primeiro semestre de 2022, comparado a igual período do ano passado. Nesse intervalo, a receita saltou de R$ 81,021 bilhões para R$ 91,432 bilhões. O estudo apontou, ainda, que o segmento que mais cresceram foi o de Saúde, Beleza e Bem-Estar (16,9%).
Franquia consagrada
Em outubro, o Mercadão dos Óculos recebeu o tradicional Prêmio Acirp, promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp). A franqueadora foi a ganhadora na categoria Comércio da 64ª edição.
Ao longo do ano, o Mercadão dos Óculos recebeu, pela sexta vez consecutiva, as cinco estrelas no prêmio Melhores Franquias do Brasil, realizado pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da Editora Globo. Além disso, pela quinta vez consecutiva, ganhou o Selo de Excelência em Franchising, organizado pela ABF.
Os dois prêmios são referências no franchising e reúnem as redes que chegaram à excelência. Com isso, a marca entra para um seleto grupo de franquias que já conquistaram o Melhores Franquias do Brasil e o Selo de Excelência em Franchising por cinco vezes e de forma seguida.
Além disso, o Mercadão dos Óculos entrou para o Metaverso, onde oferece um ambiente digital informativo para que futuros franqueados conhecerem melhor a rede.
Ainda neste ano o Mercadão dos Óculos lançou o MDO Pay, tornando-se uma subadquirente, ou seja, uma empresa que faz a intermediação do pagamento entre adquirentes, bandeiras de cartão e bancos. Na prática, o cliente pode parcelar a compra em até quatro cartões, por meio da conta digital do MDO Pay. Já os franqueados podem emitir boletos, receber e antecipar pagamentos.
Para adquirir uma franquia do Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 180 mil. O prazo de retorno estipulado é de 18 a 24 meses.