O Mercadão dos Óculos, uma das 30 maiores franquias do Brasil, anuncia a inauguração de 14 unidades no mês de abril: em Rio Vermelho (MG), Vazante (MG), Frutal (MG), Parelhas (RN), Arthur Nogueira (SP), Santo Amaro (SP), São Manuel (SP), Mauá (SP), Cianorte (PR), Jatai (GO), Frecheirinha (CE), Porto Seguro (BA), Naviraí (MS) e Sinop (MT).
Com as novas unidades, o Mercadão dos Óculos amplia sua presença em todos os estados, com exceção de Parelhas, a primeira no Rio Grande do Norte. A expansão envolve cidades de médio e grande porte. “O Mercadão dos Óculos possui franquias que se adaptam ao tamanho das diferentes cidades do Brasil, o que fortalece o nosso trabalho de expansão”, diz Gustavo Freitas, CEO da rede.
Atualmente, o Mercadão dos Óculos oferece duas opções de investimentos: o modelo Fit (R$ 190 mil), voltado para cidades de até 30 mil habitantes, e o tradicional (a partir de R$ 250 mil), para municípios de médio e grande porte.
De acordo com balanço divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2022, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar cresceu 21,5% em faturamento em comparação com o mesmo período de 2021, registrando o segundo maior crescimento no setor do franchising.
Segundo o último levantamento da entidade, o Mercadão dos Óculos subiu 12 posições entre as 50 maiores franquias do Brasil, pulando para 30ª posição. A rede foi a única, entre as franquias de óticas do ranking, que cresceu.
Franquia consagrada
Em 2022, o Mercadão dos Óculos cresceu mais de 20% em número de unidades e saltou 12 posições no ranking das “50 maiores franquias do Brasil”, divulgado pela Associação Brasileira do Franchising (ABF). A rede subiu para a 30ª colocação, com 610 franquias em funcionamento – um crescimento de 20,80%. Além disso, entre as três redes de óticas presentes no ranking, o Mercadão dos Óculos foi a única que cresceu.
Em março, o Mercadão dos Óculos, recebeu pela 6ª vez consecutiva o Selo de Excelência em Franchising, um dos mais importantes prêmios do setor, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A certificação coloca a rede em um grupo seleto de franquias que conquistou o Selo de Excelência em Franchising por seis vezes seguidas.
Em 2022, o Mercadão dos Óculos ainda recebeu o tradicional Prêmio Acirp, promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp). A franqueadora ganhou na categoria Comércio da 64ª edição.
O Mercadão dos Óculos também entrou para o Metaverso, onde oferece um ambiente digital informativo para que futuros franqueados conhecerem melhor a rede.
Ainda em 2022, o Mercadão dos Óculos lançou o MDO Pay, tornando-se uma subadquirente, ou seja, uma empresa que faz a intermediação do pagamento entre adquirentes, bandeiras de cartão e bancos. Na prática, o cliente pode parcelar a compra em até quatro cartões, por meio da conta digital do MDO Pay. Já os franqueados podem emitir boletos, receber e antecipar pagamentos.
Para adquirir uma franquia do Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 190 mil. O prazo de retorno estipulado é de 18 a 24 meses.