O Mercadão dos Óculos, uma das maiores e mais premiadas rede de óticas do país, encerrou 2022 em alta. A marca cresceu mais de 20% em número de unidades e saltou 12 posições no ranking das “50 maiores franquias do Brasil”, divulgado pela Associação Brasileira do Franchising (ABF).
Em 2021, o Mercadão dos Óculos ficou na 42ª posição, com 505 unidades espalhadas pelo Brasil. Já no levantamento de 2022, a rede subiu para a 30ª colocação, com 610 franquias em funcionamento – um crescimento de 20,80%.
Além disso, entre as três redes de óticas presentes no ranking, o Mercadão dos Óculos foi a única que cresceu. Ao todo, entre operação e implantação, são mais de 700 unidades, o que resultou em um faturamento de meio bilhão no ano passado.
“O crescimento do Mercadão dos Óculos ao longo dos anos reflete a qualidade e a preocupação da franqueadora em oferecer um modelo de negócio rentável, treinamentos e suporte ao franqueado”, comenta Gustavo Freitas, CEO da franquia.
Segundo a ABF, o segmento de Saúde, Beleza & Bem-Estar, do qual o Mercadão dos Óculos faz parte, foi o terceiro que mais cresceu, com um avanço de 21,5%, o que representa um faturamento de R$ 47,3 bilhões. “O Brasil é um país de proporções continentais e, apesar de maioria das cidades serem de pequeno porte, há espaço para franquear nelas, com um modelo de negócio específico, como é o caso do FIT do Mercadão dos Óculos”, diz Freitas.
Para 2023, a meta do Mercadão dos Óculos é inaugurar outras 170 unidades, faturar R$ 665 milhões e expandir o número de franquias no Nordeste.
Franquia consagrada
Em 2022, o Mercadão dos Óculos recebeu o tradicional Prêmio Acirp, promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp). A franqueadora ganhou na categoria Comércio da 64ª edição.
Ao longo do ano passado, o Mercadão dos Óculos recebeu, pela sexta vez consecutiva, as cinco estrelas no prêmio Melhores Franquias do Brasil, realizado pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da Editora Globo. Além disso, pela quinta vez consecutiva, ganhou o Selo de Excelência em Franchising, organizado pela ABF.
Os dois prêmios são referências no franchising e reúnem as redes que chegaram à excelência. Com isso, a marca entra para um seleto grupo de franquias que já conquistaram o Melhores Franquias do Brasil e o Selo de Excelência em Franchising por cinco vezes e de forma seguida.
O Mercadão dos Óculos também entrou para o Metaverso, onde oferece um ambiente digital informativo para que futuros franqueados conhecerem melhor a rede.
Ainda em 2022, o Mercadão dos Óculos lançou o MDO Pay, tornando-se uma subadquirente, ou seja, uma empresa que faz a intermediação do pagamento entre adquirentes, bandeiras de cartão e bancos. Na prática, o cliente pode parcelar a compra em até quatro cartões, por meio da conta digital do MDO Pay. Já os franqueados podem emitir boletos, receber e antecipar pagamentos.
Para adquirir uma franquia do Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 190 mil. O prazo de retorno estipulado é de 18 a 24 meses.