O Mercadão dos Óculos, uma das 50 maiores franquias do Brasil, amplia sua presença em todas as regiões do país com as inaugurações das lojas de Suzano (SP), Três Marias (MG), Aparecida do Taboado (MS), Feira de Santana (BA), Garopaba (SC), Encruzilhada do Sul (RS), Colatina (ES), Jales (SP), Cacoal (RO), Pedra Preta (MT), Estrela (RS), Guairá (SP), Manaus (AM), Araxá (MG), Canela (RS), Paranaíba (MS), Indaiatuba (SP) e Sidrolândia (MS). Com elas, a rede soma mais de 500 franquias.
“O Mercadão dos Óculos oferece um modelo de negócio funcional para todas as regiões do Brasil. Além disso, ainda contamos com o modelo fit, que atende cidades de até 30 mil habitantes”, comenta Gustavo Freitas, CEO da rede.
João Pereira é o franqueado de Cacoal. Esta é a terceira franquia dele, sendo as outras unidades em Rolim de Moura (RO) e Ji-Paraná (RO). Pereira conta que encontrou um anúncio do Mercadão dos Óculos pela internet. “Logo quando vi, me apaixonei pelo nome e pelo direcionamento mais popular da marca”, conta. Na prática, Pereira percebeu outra coisa: “é um ramo prazeroso e muito rentável para se trabalhar, não à toa, estou na minha terceira franquia”, comenta.
“Os multifranqueados têm tido um papel importante no crescimento do Mercadão dos Óculos ao longo da pandemia. Desde março de 2020, foram mais de 70 unidades inauguradas por eles. Isso mostra a excelência do nosso modelo de negócio, que traz rentabilidade mesmo no atual cenário do país”, destaca Freitas. De acordo com o CEO, pouco mais de 50% da rede”, destaca Freitas.
Tecnologia de ponta
As novas unidades, assim como as outras, irão utilizar a tecnologia Microvix Vision, sistema criado pela Linx em parceria com a VisioLens, que traz para o franqueado um novo jeito de vender e administrar a loja.
“O atendente faz a venda, desde as medidas para a armação até a apresentação dos produtos, por um tablet. Em tempo real, o dispositivo mostra os efeitos de diferentes tipos de lentes, basta apontar a câmera para qualquer lugar e ver o resultado”, explica Fábio Nadruz, diretor de operações do Mercadão dos Óculos.
Freitas completa. “Como todo o processo da venda é realizado pelo tablet, isso gera uma base de informações para o franqueado, que tem à sua disposição um dashboard com dados que o ajudam a tomar decisões administrativas mais assertivas”.
De março de 2020 (quando se iniciou o uso dessa tecnologia), até março deste ano, o Mercadão dos Óculos aumentou o faturamento em 15% e o ticket médio em 30%. “Assim serão as óticas do futuro e estamos na vanguarda desse processo”, diz Freitas.
De acordo com dados recentes da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar continua em alta. Nos últimos 12 meses, segundo a entidade, o segmento cresceu 11,8%, o segundo maior do setor.
Para adquirir uma franquia do Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 150 mil. O prazo de retorno estipulado é de 18 a 24 meses.