O Selo de Excelência em Franchising (SEF) é um marco no setor, criado em 1990. Para resgatar essa história, a ABF lançou o livro 30 Anos do Selo de Excelência em Franchising. A publicação conta com a participação do Mercadão dos Óculos, que desde 2017 conquista o prêmio consecutivamente.
No Brasil, há quase 3 mil redes de franquias – menos de 10% delas já ganharam o Selo. Em apenas sete anos no setor, a rede recebeu a chancela quatro vezes.
“A chancela vem do franqueado. É ele quem responde a pesquisa e avalia todos os aspectos da franquia, por isso, o Selo de Excelência em Franchising representa o compromisso da franqueadora com os franqueados. Isso mostra a qualidade e a credibilidade da franquia, e que o modelo de negócio funciona”, comenta Gustavo Freitas, diretor-executivo do Mercadão dos Óculos.
O Mercadão dos Óculos é uma das maiores e mais premiadas redes de ótica do Brasil. Atualmente conta com mais de 450 unidades e está presente em todos os estados. A franquia oferece produtos de marcas próprias, entre elas, coleções com o cantor Luan Santana e da apresentadora Chris Flores.
“Hoje, quase 50% das franquias pertencem a multifranqueados. Isso potencializa ainda mais os resultados, a expansão da marca e a conquista de novos prêmios”, explica Fábio Nadruz, diretor de operações do Mercadão dos Óculos.