Mercadão dos Óculos apresentará nova experiência de compra no segmento óptico na ABF Expo Franchising 2024

Totem digital realiza visagismo e mapeamento da visão do cliente, identificando o formato de armação e lente ideais em até 5 minutos

O Mercadão dos Óculos, rede de óticas e uma das 30 maiores franquias do país, anuncia a participação na ABF Franchising Expo 2024, entre os dias 26 e 29 de junho. Na ocasião, a marca apresentará um totem digital revolucionário no segmento óptico, que promoverá uma nova experiência de compra, além dos três modelos de negócio: super fit, fit e tradicional.

“A ABF Franchising Expo 2024 é uma oportunidade de criar novas conexões, compartilhar conhecimentos e identificar as principais tendências e inovações do setor”, comenta Gustavo Freitas, CEO da rede de óticas Mercadão dos Óculos.

Totem digital

Em até 5 minutos, a ferramenta realizará o visagismo e o mapeamento de visão do cliente. Com base em informações personalizadas, ele saberá qual é o formato de armação e lente ideal para sua necessidade, promovendo uma compra inteligente.

O visagismo é uma abordagem que analisa os traços do rosto. Em uma compra de óculos, a técnica indica o melhor formato de armação, que pode ser quadrada, redonda, oval. Já o mapeamento de visão inclui testes de acuidade visual, refração, campo visual. Esses dados ajudam a encontrar lentes personalizadas para o perfil do cliente.

“Trata-se de algo inovador no segmento óptico, em que as lojas começarão a prestar uma verdadeira consultoria para o cliente”, comenta Cesar Lucchesi, diretor de novos negócios da rede de óticas Mercadão dos Óculos.

Lucchesi ainda destaca as vantagens da nova tecnologia para que o cliente realize uma compra inteligente. “Por meio do totem digital, o cliente recebe todas as informações que precisa, de forma clara e objetiva, para fazer a melhor compra. Ele sai da loja com o que precisa, nem mais, nem menos”, diz o CEO da rede de óticas Mercadão dos Óculos.

Modelos de negócios

Atualmente a rede de óticas Mercadão dos Óculos conta com mais de 750 lojas e oferece três opções de investimentos: o super fit (R$ 150 mil), para cidades de até 15 mil habitantes; o fit, de até 30 mil habitantes; e o tradicional (a partir de R$ 250 mil), para municípios de médio e grande porte.

“Dessa forma, conseguimos atuar em todas as regiões do Brasil, do interior à capital”, explica o executivo da franquia Mercadão dos Óculos.

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país possui cerca de 3.067 municípios com até 15 mil habitantes.

Prêmios e certificações

Em 2023, a rede de óticas Mercadão dos Óculos, recebeu pela sexta vez consecutiva, o Selo de Excelência em Franchising, um dos mais importantes prêmios do setor, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A certificação coloca a rede em um grupo seleto de franquias que conquistou o Selo por seis seguidas.

Além disso, a rede de óticas Mercadão dos Óculos recebeu, pela sexta vez, cinco estrelas no prêmio Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da editora Globo.