O Mercadão dos Óculos, uma das 30 maiores redes de franquias do Brasil e a mais premiada do setor óptico, anuncia a participação na Feira do Empreendedor 2025 do Sebrae-SP, que acontece entre os dias 15 e 18 de outubro, na rodovia dos Imigrantes, 1, quilômetro 5, no bairro Vila Água Funda.
Na ocasião, a rede de óticas Mercadão dos Óculos apresentará seus quatro modelos de negócio, com destaque para o recente lançamento: a microfranquia em formato contêiner, com investimento inicial a partir de R$ 99 mil.
O novo modelo alia praticidade, mobilidade e baixo custo operacional, permitindo que franqueados operem em pontos estratégicos e de grande circulação, como centros comerciais, bairros residenciais, postos de gasolina e até regiões sazonais, como cidades litorâneas no verão. Com estrutura de 16m² entregue pronta para operar, basta um ponto de energia elétrica para que a unidade esteja em funcionamento, eliminando obras e acelerando o tempo de implantação.
Segundo Gustavo Freitas, CEO da rede de óticas Mercadão dos Óculos, o modelo “plug and play” foi pensado para empreendedores que desejam testar novas praças com baixo risco, maior flexibilidade e agilidade. Além disso, a mobilidade do container permite acompanhar o fluxo de clientes ao longo do ano, tornando-se uma solução acessível e de alto potencial de visibilidade da marca.
“Queremos mostrar que é possível empreender no setor óptico com investimento acessível, tecnologia, inovação e, acima de tudo, um modelo que democratiza o acesso a óculos de qualidade em qualquer região do Brasil”, destaca Freitas.
De pequenas a grandes cidades
Atualmente a rede de óticas Mercadão dos Óculos conta com cerca de 750 franquias e oferece quatro opções de investimentos: o contêiner já mencionado; o super fit (R$ 179 mil), voltado para cidades de até 15 mil habitantes; o fit (R$ 214 mil), com até 30 mil habitantes; e o tradicional (a partir de R$ 247 mil), para municípios de médio e grande porte.
“Dessa forma, conseguimos atuar em todas as regiões do Brasil, do interior à capital, levando acessibilidade e qualidade visual para consumidores de diferentes perfis e localidades”, explica Freitas.
“Nossa presença abrangente reflete o compromisso em democratizar o acesso a óculos de qualidade, com preços competitivos e serviços personalizados que atendem tanto grandes centros urbanos quanto pequenas cidades”, diz.
Segundo a ABF, o setor cresceu 13,5% em 2024 em comparação com 2023, faturando R$ 273 bilhões. Já o segmento de saúde, beleza e bem-estar, do qual a rede de óticas Mercadão dos Óculos faz parte, subiu 16,5%, com faturamento de R$ 64,8 bilhões.
Inovação e internacionalização
Todos os anos, a rede de óticas Mercadão dos Óculos investe em tecnologia. Está em fase de implementação um totem digital que faz o visagismo do cliente – o estudo do rosto e mostra opções dos tipos de armações que mais combinam (redonda, quadrada, oval).
A tecnologia também faz o mapeamento de visão. Isso permite escolher a lente ideal para aquela pessoa. “É uma ferramenta inovadora, não existe no cenário óptico e vai mudar completamente a experiência do cliente na loja”, destaca Freitas, da rede de óticas Mercadão dos Óculos.
Além disso, a rede de óticas Mercadão dos Óculos iniciou um processo de internacionalização de franquias, em Portugal. Antes disso, pilotou três unidades próprias no país: duas na cidade do Porto e uma em Lisboa.
Para ser um franqueado da rede de óticas Mercadão dos Óculos em Portugal, o investimento é a partir de € 70 mil (R$ 420 mil), incluso taxa de franquia, mobiliário e estoque inicial. O tíquete médio é entre € 90 e € 100 (R$ 541 e R$ 602) e o retorno do investimento entre 20 e 24 meses. De acordo com Freitas, o objetivo é chegar a 10 franquias no país até o final de 2025.
Prêmios e certificações
A rede de óticas Mercadão dos Óculos já recebeu por sete vezes o Selo de Excelência em Franchising, um dos mais importantes prêmios do setor, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A certificação coloca a rede em um grupo seleto de franquias que conquistou o Selo por seis seguidas.
Além disso, a rede de óticas Mercadão dos Óculos recebeu por nove vezes Cinco Estrelas no prêmio Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da editora Globo.






