Mercadão do Óculos aumenta faturamento em 15% com solução da Linx

Em projeto piloto de nova tecnologia de ponto de venda, 37 lojas foram inauguradas em 2021 e ticket médio da rede cresceu 30% em meio a pandemia

A pandemia tem desafiado setores do varejo que atuavam tradicionalmente no universo físico. No centro disso, as óticas estão aprendendo a se adaptar ao novo formato e mudar a cultura do típico cliente do setor. A transformação digital do Mercadão do Óculos, uma das principais redes óticas do Brasil, impulsionada pela parceria com a Linx, líder em tecnologia para o varejo, foi essencial para os resultados de crescimento da empresa. O Mercadão se consolidou digitalmente com o projeto piloto da solução Microvix Vision um ERP/PDV preparado para a digitalização da loja física em parceria com a Visio Lens e que hoje automatiza 87% das lojas da varejista.

A integração da solução da Linx à operação do Mercadão acelerou a expansão do negócio no último ano: foram 177 inaugurações de loja desde 2020, 37 delas neste ano. “Apostamos em uma empresa com grande reputação de mercado e know-how de varejo e tecnologia, que nos deixa focar no nosso core business, na venda de óculos e armações”, avalia Gustavo Freitas, CEO do Mercadão do Óculos. Atualmente, a varejista tem mais de 3 milhões de clientes, 532 franquias vendidas e 425 já em operação.

De março de 2020 a março de 2021, o faturamento do Mercadão cresceu 15% em relação ao período anterior, mesmo com as restrições impostas pela pandemia e a menor circulação de pessoas nas lojas físicas. Um dos motivos foi o incremento de expressivos 30% no ticket médio das lojas que contam com o Microvix Vision. Claudio Alves, Head da Vertical de Shopping, explica que os números são reflexo da capacidade da solução em personalizar a venda e oferecer novas experiências aos clientes. “O vendedor pode fazer demonstrações interativas em aplicativos para simular lentes progressivas, antirreflexo e polarizadas, além de calcular proporções e medidas”, explica.

Freitas destaca que essa personalização da solução se encaixa com a visão de negócio do Mercadão. “Desde o início, buscamos atender o cliente como consumidor de varejo, com uma experiência diferenciada, preço justo e opções de qualidade, e não como um paciente, como muitas óticas fazem”, analisa.

Além disso, a especialização da plataforma para o varejo ótico simplifica a gestão das lojas, contando módulos de compra e reposição para pedidos, gestão de recebíveis e uma plataforma de dados eficiente, que mostra claramente o desempenho de cada produto cadastrado e de uma loja ou da rede como um todo. “O gestor vê dados tempo real e de qualquer lugar. É possível checar os principais indicadores da ótica, do desempenho das vendas até a disponibilidade de produtos para os clientes”, afirma Alves.

Por ser direcionada ao segmento, a solução cobre etapas essenciais para as óticas. “Podemos nos comunicar e fazer a gestão de processos com fornecedores específicos do segmento, como os laboratórios de lentes, um universo muito diferente de um varejista de calçados, por exemplo”, exemplifica Freitas.

O próximo passo para o Mercadão do Óculos, segundo o CEO, é com o apoio da Linx aumentar a robustez das vendas no digital, uma das tendências trazidas pela pandemia, mas ainda um desafio para as óticas. “Os consumidores de óculos são apegados à experiência da loja física, pois querem provar o produto, ver como fica no rosto”, diz. Alves projeta que, para obter sucesso no digital, o Mercadão deve focar em multicanalidade (omnichannel). “Será preciso integrar o físico e digital para atender um novo perfil de consumo da pandemia, inovar na experiência on-line e, ao mesmo tempo, respeitar o perfil atual do comprador de óculos”, finaliza.