A Menu Poke, rede de franquias de fresh food fundada em 2019, foi criada para acompanhar a tendência mundial de alimentação saudável, com comidas frescas e servidas próximas da data de colheita. Considerada uma das maiores empresas de fresh food do país, a Menu Poke tem o objetivo de levar alimentação 100% saudável por meio de um produto modular, ou seja, montado pelo cliente com opções veganas, vegetarianas e que atendem qualquer tipo de intolerância alimentar.
Com mais de 1500 combinações, a Menu Poke se destaca pela diversidade de bases, proteínas, molhos, acompanhamentos e chips, componentes essenciais para a culinária havaiana. Foi a pluralidade de sabores e a oportunidade de consumir comida saudável todos os dias de maneira prática e saborosa que conquistou David Franklin, chefe autodidata que se especializou em comida mediterrânea após uma viagem ao Havaí. “A culinária sempre foi uma das minhas paixões e a comida havaiana foi uma grata surpresa. É uma maneira de mostrar que alimentação saudável vai além da salada e que pode ser saborosa”, explica o fundador da Menu Poke.
A rede aposta no poke, prato tradicional de origem havaiana como carro-chefe do cardápio. Outros produtos como pratos quentes, pratos exclusivos da marca, sobremesas saudáveis e sucos funcionais complementam a lista de opções para atender os diversos públicos durante todo o ano. “O poke é um prato frio e normalmente as pessoas associam esse tipo de comida ao verão. Porém, o objetivo da marca é mostrar que é possível ser saudável o ano inteiro, com uma alimentação balanceada para o dia a dia”, completa David.
Para os franqueados, a empresa oferece quatro modelos de negócio: a Dark Kitchen; Quiosques e Containers; Lojas de até 45m² e Lojas maiores de 80m². O empreendedor conta com um sistema de gestão centralizado que qualifica os colaboradores e os próprios franqueados para se adaptarem a todos os processos desenvolvidos pela marca. Além disso, os funcionários passam por uma qualificação presencial para desenvolver o serviço de acordo com o padrão da Menu Poke.
De acordo com o Sebrae, o setor de alimentação saudável cresceu 98% nos últimos anos no Brasil. Em 2020, as vendas de produtos considerados saudáveis atingiram a marca de R$ 100 bilhões no país, segundo a Euromonitor Internacional. Em 2018, mais de 15 milhões de brasileiros eram adeptos ao vegetarianismo, segundo o Ibope e mais de 2% da população adulta brasileira sofre com algum tipo de intolerância alimentar, de acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBBAI).