A franquia Drogarias Max acaba de lançar para seus franqueados o MaxCash, programa de cashback cujo objetivo é estimular mais negócios com os principais parceiros da rede e gerar ainda mais recursos financeiros para as drogarias.
Funciona assim: a loja receberá um percentual do valor total das compras desde que 90% delas tenham ocorrido em 90% dos fornecedores credenciados. A proposta da rede é intensificar valorização, fortalecimento e o direcionamento nas indústrias e fornecedores parceiros, de forma que a imagem da rede na execução e cumprimento dos acordos com os parceiros cresça ainda mais. Ao todo, 17 empresas fornecedoras de medicamentos estão participando do MaxCash.
“Antes de habilitar o MaxCash, renegociamos todos os acordos com os parceiros do programa para possibilitar mais negócios aos franqueados. O MaxCash é um exemplo de como a franquia está atenta ao desenvolvimento de projetos inovadores para farmácias e drogarias franqueadas, principalmente para torná-las mais competitivas frente à concorrência e mais lucrativas”, pontua Lucas Procópio, gerente de Negócios da Drogarias Max.
“É uma iniciativa sensacional, porque está abrindo um leque muito maior de oportunidades para os franqueados na relação com fornecedores e trazendo a possibilidade de ampliarmos os descontos que repassamos aos clientes. Por isso, nossa expectativa é que o retorno seja muito bom, tanto nas vendas dos produtos do programa quanto no próprio cashback. Nós queremos bater as metas para ganhar dos dois lados”, declarou Hélio Pinto da Silva, franqueado desde 2014.
Para Carlos Eduardo de Souza, franqueado há 5 anos, o MaxCash vai trazer retorno aos franqueados na medida em que amplia a rentabilidade das lojas reduzindo o custo da compra de mercadorias. “Além disso, é um programa que valoriza nossos parceiros para que possamos comprar ainda mais com eles. Portanto, todos ganham no MaxCash, pois ele melhora tanto a qualidade da compra como da venda”, acrescenta o empresário da Penha, no Rio de Janeiro.
“O programa irá aumentar significativamente a rentabilidade final do empresário franqueado, que poderá investir mais recursos em pilares importantes no negócio, como mix de produtos, marketing e promoções direcionadas aos clientes, gerando mais vendas para a drogaria”, acrescenta Lucas.
O MaxCash já está funcionando, e os produtos podem ser comprados pelo portal da franquia e também pelo aplicativo Max. Mensalmente, os dados serão apurados pela franqueadora.
Desempenho da franquia em 2022
Com o programa MaxCash, a rede esperar crescer, pelo menos, 15% em compras nos parceiros credenciados. E alguns distribuidores já projetam faturar 25% a mais nas vendas para franqueados. “Até o fim de 2022, vamos consolidar o MaxCahs, para que, em 2023, ele torne-se mais robusto”, comentou Lucas.
De janeiro a agosto de 2022, as lojas da Drogarias Max faturaram, juntas, R$ 238 milhões e venderam mais de 15 milhões de unidades. Entre os produtos mais vendidos estão descongestionante nasal, medicamento para hipertensão arterial, papel higiênico, relaxante muscular e MIP para tratamento dos distúrbios metabólicos hepáticos.