Matsuri To Go e Mok The Poke iniciam operação em Santa Catarina

Com o mercado de franquias aquecido, a nova unidade de Blumenau é o primeiro passo do Grupo MTG Foods para alcançar o mercado catarinense

Em 2023, o estado de Santa Catarina mostrou-se um ambiente bastante promissor para investimentos no setor de franquias, registrando uma expansão de 6,2% no número de unidades, superando 10 mil operações em 12 segmentos diferentes, conforme a Associação Brasileira do Franchising (ABF). Em consonância com o aquecimento do mercado catarinense, o Grupo MTG Foods, líder em delivery de comida japonesa no Sul do Brasil, escolheu o estado para expandir suas operações, inaugurando em Blumenau a primeira unidade do Matsuri To Go e Mok The Poke.

Segundo Raphael Koyama, CEO do Grupo MTG Foods, a escolha de Blumenau para sua primeira operação no estado se deu pelo forte crescimento econômico da região e pelo perfil consumidor da cidade, que valoriza a qualidade e a diversidade gastronômica. “Nossa chegada em Santa Catarina é um marco importante na expansão do grupo, e Blumenau é o local ideal para introduzir a experiência do Matsuri To Go e do Mok The Poke”, destaca Koyama.

Atualmente liderado por Raphael Koyama e as sócias Maria Clara Rocha e Maria Fernanda Canizares, o Grupo MTG Foods é a maior rede de comida japonesa do Sul do Brasil em delivery e take-away, com 50 operações e previsão de faturamento de R$ 70 milhões para 2024. O Mok The Poke, criado por Maria Clara Rocha, começou com R$ 20 mil e chegou a R$ 6 milhões no primeiro semestre de 2024.

De acordo com Raphael Koyama, os franqueados à frente da nova unidade se mudaram de Arapongas (PR) com o objetivo de gerenciar o restaurante. “Eles eram clientes e decidiram empreender em um novo mercado. Olhando para o potencial de Blumenau como um mercado promissor para a culinária japonesa, resolveram se mudar e abrir o negócio”, diz.

Além de Santa Catarina, a rede também está em expansão para o Mato Grosso. “Para quem ainda não conhece nossa história, superamos uma fase desafiadora com R$5 milhões negativos e provamos que desistir não é uma opção. Estamos muito contentes com a expansão do Grupo, porque essa nova etapa simboliza a nossa jornada de transformação. A cada nova unidade reforçamos nosso compromisso em inspirar o mundo com histórias de superação”, conta o CEO.

Segundo dados da ABF, o mercado brasileiro de franquias vive um momento de forte expansão com o melhor primeiro trimestre dos últimos cinco anos. No primeiro trimestre deste ano, o destaque foi o ramo de alimentos, que teve um crescimento de 43,9% no faturamento. Esse crescimento foi impulsionado pela maior demanda por comida pronta e pela popularização dos aplicativos de entrega.