Franquias que oferecem serviços de limpeza e higienização têm percebido a alta demanda do consumidor principalmente por questões sanitárias envolvendo a pandemia do novo coronavírus. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), redes do setor movimentam cerca de R$ 18 bilhões no Brasil.
Sendo cada vez mais valorizado, o segmento se mostra bastante promissor principalmente para quem pensa em investir no próprio negócio abrindo uma unidade franqueada nessa área. Além de indispensável, a área não sofre com sazonalidade.
Primeira franquia do Brasil a realizar a intermediação no serviço de diaristas, a Mary Help, que já recuperou em 110% seu faturamento com relação ao período de pré-pandemia no início do ano passado e que deve parte da recuperação ao lançamento do serviço de sanitização de ambientes, inova mais uma vez ao lançar mais três serviços.
“Estamos ampliando nosso portfólio de serviços para oferecer cada vez mais limpeza e higiene à população visando não só contribuir para a prevenção ao contágio do novo coronavírus, como também de diversas outras doenças causadas pelo acúmulo e proliferação de microorganismos que prejudicam nossa saúde”, declara José Roberto Campanelli, fundador e diretor da Mary Help.
Serão três novos serviços ofertados: limpeza e higienização de estofados, impermeabilização de estofados e tecidos e lavagem de tapetes. A rede espera com os lançamentos aumentar em 20% seu faturamento, ampliando o portfólio para franqueados e clientes.
A limpeza de estofados é necessária por questão de higiene e saúde, para retirar sujidades e manchas visíveis. Com ela se evita o acúmulo e proliferação de ácaros, fungos e bactérias, micro-organismos que podem prejudicar a saúde das pessoas. Através do trabalho correto de limpeza é possível remover as sujeiras, o mau odor e eliminar até 95% das manchas, recuperando assim a beleza do estofado, sem danificar o tecido. Os procedimentos são recomendados para estofados, sofás, almofadas, cadeiras, poltronas, chaise longue, puffs e também divisórias revestidas em tecidos.
Já o serviço de impermeabilização protege contra eventuais acidentes e evita que sujidades penetrem nas fibras. O serviço melhora significativamente a aparência do estofado, assegura maior consistência à fibra do tecido (firmeza das cores), evita a ocorrência de ácaros, fungos e bactérias que são os principais responsáveis por alergias, permite a secagem fácil e rápida caso caia algum líquido e evita que ocorram marcas de resíduos de limpeza (detergente, por exemplo).
Por fim, a higienização de tapetes elimina ácaros, bactérias, fungos e outros micro-organismos, elimina odores de líquidos, animais e substâncias, manchas e resíduos alimentares. O tapete fica com suas características originais preservadas.
Fundada em julho de 2011 e, portanto, ainda antes da criação da “PEC das Domésticas” (projeto de emenda constitucional que em 2013 regulamentou a profissão de empregada doméstica e diaristas), a Mary Help aproxima, de maneira fácil e prática, clientes que precisam contratar prestadores de serviço de quem necessita trabalhar.
A rede de franquias cresce a cada ano e embora as diárias tenham caído na pandemia (nos meses de abril a setembro), recuperou o patamar pré-pandemia em torno de 40 mil diárias mensais e um faturamento médio de R$ 6 milhões mensais. Com 124 unidades espalhadas por todas as regiões do país, contabiliza cerca de 5 mil diaristas ativas e preparadas para atender seus clientes em poucos cliques, através do seu aplicativo próprio, pelo site, WhatsApp ou mesmo uma simples ligação.
Entre os serviços de diaristas e mensalistas que é possível contratar além de faxineira, estão os de lavadeira, passadeira, cozinheira, copeira, cuidadores de idosos etc. No agendamento, o cliente diz exatamente o que precisa e o número de horas que deseja contratar.
Os profissionais são constantemente avaliados com a ajuda dos próprios clientes não apenas através do serviço de pós-venda, como também classificando as diárias e analisando os pontos positivos e negativos a serem melhorados. Além do procedimento padrão para contratação das profissionais, como por exemplo, a checagem do histórico da pessoa, referências, entrevistas e testes, algumas unidades da Mary Help apostam em psicólogos para darem os treinamentos.
Os diferenciais que a rede oferece fazem, inclusive, com que antigos clientes se tornem franqueados. Para quem deseja investir na marca, a rede exige investimento a partir de R$ 40 mil. Além do baixo valor inicial, a marca oferece alta rentabilidade (de até 25% sobre o faturamento bruto) e rápido retorno de investimento (12 a 14 meses).