Marketing de relacionamento para crescer

Publicado em 06/10/2014 por Rosana Fernandes | Ultima Atualização em 01/12/2014

Empresas que investem em relacionamento com os clientes obtém melhores resultados que concorrência sem estratégia de marketing de relacionamento.

Toda franquia, por mais inovadora que seja, já entra no mercado tendo negócios concorrentes. Para vencer o desafio dos adversários, muitas podem ser as opções de estratégias de planejamento e planos de ação de acordo com o ramo do negócio, mas um ponto é unanimidade em qualquer uma das opções de mercados; investir em marketing de relacionamento.


Independente do estágio do negócio, esteja ele na fase inicial, de desenvolvimento ou maturidade, manter os clientes como foco principal é fundamental para o crescimento e a saúde de qualquer franquia. Afinal de contas uma empresa sem clientes não se mantém.


Diante desta necessidade, bolar estratégias de Marketing de relacionamento pode ser a diferença entre sucesso e fracasso. Já parou para pensar se sua empresa está realmente preparada para desenvolver a estratégia adequada ao novo perfil de clientes mais antenado e sedentos por atenção e soluções rápidas?


O novo consumidor do século XXI passa cada dia mais ocupado e busca sempre soluções imediatas, está sempre conectado, tem acesso fácil à informação, busca opiniões e faz pesquisas constantes. Embora aparentemente pareça se ligar somente ao que lhe rende mais vantagens, ele também valoriza o bom atendimento de empresas que se empenham em tratá-lo de forma personalizada. O relacionamento personalizado pode ser a chave para o sucesso.


Bom atendimento e comunicação eficazes são levados em consideração pelo novo consumidor do século XXI. Atentas a isto e aos novos costumes da vida online, as empresas recorrem cada vez mais às mídias sociais para se comunicar, atrair, vender e gerir relacionamentos com estratégias inovadoras de Marketing de Relacionamento.


Marketing de relacionamento em Mídias Sociais


Um estudo recente da Universidade de Massachusetts Dartmouth, desenvolvido pelo Centro de Pesquisa de Marketing, analisou o comportamento das empresas em redes sociais em ações com foco em seu relacionamento com clientes. O estudo constatou que as empresas estão atentas e que 59% delas já usam mídias sociais para monitorar marcas e produtos, 


A presença das marcas, empresas e franquias nas mídias sociais é obrigatória e o bom uso e atuação nestes espaços vem fazendo toda a diferença em diversos resultados. De acordo com 45% dos executivos, representantes das empresas entrevistadas, é importante acompanhar a evolução das vendas com a ajuda das mídias sociais. Eles chegaram a apontar números que comprovam a tendência e reforçam o interesse e a necessidade de investir nestas opções de canais de relacionamento com clientes. 


Algumas destas empresas indicaram crescimento em vendas anuais originadas de redes sociais superior a 10%. Mídias sociais como facebook, Twitter ou Pinterest vem servindo para interação, comunicação, relacionamento, vendas e pós vendas. Uma opção que já é tendência e deve ser observada por franquias e franqueados que desejam melhorar o relacionamento da sua empresa com seus clientes.


Dentre as empresas entrevistadas, quando perguntadas sobre quais mídias acreditavam ter maior potencial, 61% apontou o Twitter como principal opção a investir, 55% indicaram o Facebook e 31% o Pinterest.


Das empresas que ainda não operam com atendimento em mídias sociais, 29% afirmaram que  certamente adotarão medidas para gestão de marketing de relacionamento em mídias sociais nos próximos 12 meses.


E você, já preparou sua empresa para se relacionar com os clientes nas mídias sociais?


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Palavras-chaves: Franquias , Marketing para franquias