Consolidado como a maior rede de mercados autônomos da América Latina, o market4u bate mais um recorde ao ter a franquia, um dos seus modelos de negócios, sendo reconhecida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em apenas 60 dias após o início do processo, superando o prazo médio que é de 90 dias.
Ao preencher todos os requisitos mínimos: contar com uma tecnologia eficiente, know-how, suporte aos franqueados e ser uma marca forte já consolidada no mercado, o selo da ABF veio depois de um intenso trabalho de validação da franqueadora por meio do corpo jurídico da associação, assim como do Comitê de Ética e Admissibilidade.
“Sempre fomos admiradores do trabalho desempenhado pela ABF, há muitos anos participamos como visitantes da feira anual de franquias e admiramos as marcas que alcançam essa conquista. Ser hoje uma empresa associada à ABF é mais uma coroação para uma história que tanto nos orgulha“, afirma Eduardo Cordova, CEO do market4u.
Conforme a responsável pelo jurídico do market4u, Carla Correia Jorge, o processo de validação do modelo de negócio da marca foi realizado em algumas fases que são de costume da ABF. “Na primeira, foi feita a análise de todos os instrumentos de franquia/contratos para averiguar se estão de acordo com a legislação. Na segunda, houve aprovação desses instrumentos pelo corpo jurídico da ABF. Já na terceira, o Comitê de Ética e Admissibilidade analisou todo o histórico da empresa: como ela trabalha, o modelo de negócio, e averiguou se faz sentido que a empresa seja parte da associação”, explica.
Como o market4u sempre trabalhou com excelência no seu modelo de negócio, bem como no atendimento com os franqueados, o grande desafio para o recebimento do selo foram as questões técnicas relacionadas ao processo. A parte mais complexa no processo de afiliação em si é a jurídica, da análise dos instrumentos, por ser algo muito técnico, onde se analisa se os instrumentos de franquia refletem de fato o que exige a legislação, o que na prática é o maior desafio das startups.
“Sabemos o nível de exigência da ABF, realmente algo que nos desafiou muito, mas ao mesmo tempo temos a certeza da solidez do que construímos. Um modelo de negócio extremamente eficiente, com todos os aprendizados documentados. Pensamos desde o início em expansão acelerada e isso o modelo de franquias nos permitiu”, explica Cordova.
Devidamente certificado pela ABF, o market4u prova mais uma vez em que se trata de uma franqueadora séria, que cumpre a legislação e que tem um negócio validado, um verdadeiro case de sucesso, que caminha a passos largos para se tornar o próximo unicórnio do Brasil.
Outra questão que trará ainda mais reconhecimento à marca será a participação na feira de franchising. Além disso, agora os profissionais do market4u podem participar de todos os cursos e eventos que a ABF proporciona aos seus associados, aumentando não apenas os seus conhecimentos, mas expandindo isso a todos os franqueados.
“Como um associado da Associação Brasileira de Franchising e, ao mesmo tempo, líder do segmento de mercados autônomos, o market4u poderá repassar todo o seu know-how aos franqueados do setor, além de trocar experiências com especialistas da ABF.
Para a rede, essa é mais uma oportunidade de transferir conhecimento, mostrando como se tornou a maior da América Latina, levando seus minimercados autônomos não apenas a condomínios residenciais, mas a prédios comerciais, empresas, shoppings, hotéis, centros gastronômicos e academias”, finaliza o CEO do market4u.