Maricá recebe franquia Blue Sol Energia Solar

5ª unidade franqueada da marca instalada no Rio de Janeiro é comandada por Ricardo da Silva Cavalcanti e Ricardo Rocha Cavalcanti. Sócios, pai e filho pretendem levar autonomia energética às empresas e moradores do município

Os quase 150 mil moradores da cidade de Maricá, localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro, já podem se tornar produtores da própria energia elétrica. A Blue Sol Energia Solar – empresa com mais de 11 anos de experiência e pioneira no setor de energia solar fotovoltaica – acaba de chegar à cidade sob o comando dos franqueados Ricardo da Silva Cavalcanti (56), morador de Itaipuaçu há mais de 30 anos, e Ricardo Rocha Cavalcanti (29), criado na região.

Pai e filho já atuavam na área elétrica residencial, comercial e industrial e viram na franquia Blue Sol a oportunidade de empreender investindo em um negócio sólido, com qualidade reconhecida, trilhando um caminho novo na geração de energia. O objetivo, segundo os sócios, é abrir caminhos e concretizar negócios no setor fotovoltaico de Maricá, proporcionando economia, conforto, qualidade de vida e, principalmente, autonomia energética às empresas e moradores do município e das cidades vizinhas. “Nossa preocupação principal era ter o respaldo de uma empresa reconhecida principalmente pelo know how no setor e ficamos bastante seguros ao avaliar a Blue Sol”, analisam.

A dupla investiu na abertura da franquia com o modelo Especialista, cujo retorno do investimento acontece em um período compreendido entre 6 e 12 meses. A operação não necessita de loja ou showroom, ou seja, os franqueados atuam home based. Para isso, precisam apenas das suas habilidades comerciais e de vendas, bem como de estrutura para as atividades administrativas. Outros pontos importantes e fundamentais para a operação do negócios são: ter um veículo próprio, adquirir uniformes, ferramentas para a instalação dos sistemas fotovoltaicos e equipamentos de EPI obrigatórios. Os franqueados atuam na frente comercial e instalação dos sistemas fotovoltaicos enquanto a franqueadora Blue Sol Energia Solar desenvolve os projetos e providencia os materiais necessários para viabilizar a instalação dos sistemas.

Os franqueados contam que a operação já vem colhendo bons frutos, resultado do atendimento oferecido aos clientes, aplicação do método Blue Sol, qualidade dos materiais utilizados, instalação segura e crescente número de clientes satisfeitos, que contabilizam economia de até 95% na conta de luz, na maior parte dos casos. “Todos os dias perguntamos aos nossos clientes: ‘Como você e sua família se relacionam com o sol hoje?’ E sempre oferecemos a eles um bate-papo para entender os reais benefícios que essa relação pode trazer. O fato é que o avanço da tecnologia, de modo geral, exige uma capacidade de geração de energia elétrica cada vez maior, porque o consumo também cresce. Dar ao consumidor o poder de produzir a própria energia no ponto de consumo, algo que a energia solar proporciona de forma única, é extremamente importante. Essa é, sem dúvida, a matriz energética do futuro e nós acreditamos muito no crescimento desse mercado”, explicam os franqueados.

Detalhes sobre a Franquia Especialista

De acordo com Nayra Cattarin, gestora de franquias da Blue Sol Energia Solar, a nova franquia da marca em Maricá é a 5ª unidade no estado do Rio de Janeiro e a 22ª da rede. A expectativa da Blue Sol é de que ao final de 2021 a marca contabilize mais de 330 unidades em operação em todo o país.

Cattarin conta que a Blue Sol Energia Solar busca algumas características específicas nos candidatos a franqueados pelo modelo Especialista, como formação em Administração, Marketing ou Engenharia; experiência profissional como diretor ou gerente ou que o candidato já tenha empreendido anteriormente; experiência no varejo ou comercial; habilidade na gestão de pessoas, gestão de negócios e financeiro; além de disponibilidade integral para gestão da franquia. “Acreditamos que esse modelo de franquias é interessante especialmente no caso de pessoas que já atuam de alguma maneira no segmento de energia solar, mas precisam de um fôlego a mais para a concretização de novos negócios”, finaliza o gestor de franquias da Blue Sol Energia Solar.