Só os fortes sobrevivem. A lei da selva nunca foi tão pertinente quanto em um momento de crise como o que o Brasil está atravessando. Mas, antes de mais nada, é preciso refletir e se perguntar: o que é ser forte? Como tornar a marca mais poderosa para enfrentar adversidades? O Mapa das Franquias reuniu algumas dicas que são como academia e whey protein para franquias. Confira.
1) Saiba quem você é
A frase “Conhece-te a ti mesmo”, que vem da Grécia Antiga, nunca foi tão atual. Se sua franquia não tem um senso de identidade forte, ela não terá uma marca forte. Simples assim. Qual o propósito que norteia a marca? Qual a sua história? Defina essas características e os “músculos” da sua franquia começarão a crescer. E o número de seus consumidores também.
2) Trabalhe com pessoas comprometidas
Uma marca forte e importante como a da sua franquia merece pessoas preparadas e acima de tudo comprometidas para personificar seus valores no dia a dia. Não basta treinar. Você está conferindo o brilho nos olhos de cada um de seus funcionários?
3) Mexa com as emoções do seu público
Marcas fortes criam laços emocionais fortes com os consumidores. Isso é possível quando propaganda, localização e decoração das lojas e atendimento se integram para criar um valor subjetivo, a experiência. O que nos leva ao nosso próximo item…
4) Venda experiência
Um conjunto de características é associado à marca e a seus produtos ou serviços. É claro que ela têm que ser positivas, prazerosas e relacionadas a eficiência, seja qual for o ramo de atuação da franquia.
Mais do que clientes, hoje o foco está em criar verdadeiros fãs da marca. E para isso, é preciso clareza sobre o que a marca representa (veja de novo o item 1).
5) Comunique-se
isso pode parecer óbvio. Uma franquia precisa se comunicar com o público, aparecer para ficar mais forte. Mas outro aspecto igualmente importante da comunicação diz respeito ao diálogo entre franqueadora e franqueados. É preciso falar a mesma língua e trabalhar com os mesmos objetivos. O franqueado tem que se sentir apoiado, a franqueadora tem que se sentir representada. Comunicação frequente, franca e objetiva é a chave para que isso ocorra na prática.
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