Num momento em que a economia circular ganha terreno no Brasil e no exterior, a Peça Rara inaugura a 100ª loja em menos de 3 anos como franqueadora. A marca completou 17 anos este mês e tem a expectativa de chegar a 2025 com cerca 300 lojas (entre operação e vendidas). O investimento na rede de franquias para a expansão ultrapassará os R$ 60 milhões.
A unidade de número 100 está localizada no coração da Vila Olímpia, em São Paulo. Ela conta com 350 m², os setores feminino, masculino e infantil, e fica na Rua do Rocio, 352. A inauguração no sábado, 20 de abril, contou com a presença das sócias Bruna Vasconi, CEO e fundadora da marca e Deborah Secco, atriz. O terceiro sócio da rede de franquias é o empresário José Carlos Semenzato, do Grupo SMZTO.
A rede de franquias é uma das principais marcas no segmento de second hand (uso de segunda mão) e economia circular no país. No ano passado, o volume de vendas das lojas alcançou de mais de 2,7 milhões de peças e para isso, a marca contou com mais de 250 mil fornecedores ativos (clientes que revendem seus itens na rede) e 4 milhões de peças cadastradas.
A unidade da Vila Olímpia teve um investimento de R$ 600 mil e tem como sócios Guilherme Lima, multifranqueado do Peça Rara Brechó, Chris Castro, Vitor Araújo e Sophia Correa. O empresário conheceu a franquia por seu relacionamento com a SMZTO e resolveu investir na marca por seus diferenciais, como a experiência de loja, a curadoria das peças e o software de gestão, desenvolvido pela própria rede de franquias para gerir toda a operação.
“As ferramentas oferecidas pela marca facilitam o gerenciamento das unidades e também o fato de a franquia ser a única no mercado de brechós com venda por consignação. A marca é forte e temos a Deborah Secco como uma das sócias. Então, são esses motivos que me fizeram aí correr atrás de mais uma loja, de investir e continuar ampliando meu investimento na franquia”, anuncia Guilherme.
Para Bruna Vasconi, fundadora e CEO do Peça Rara, a 100ª loja tem um significado importante além da consolidação da marca. “São 100 motivos para eu comemorar, porque muito além da visibilidade que temos hoje, a mudança de comportamento, o consumo consciente está envolvendo mais e mais pessoas pelo caminho. O planeta pede socorro e nós precisamos fazer a nossa parte!”, afirma a executiva. “O impacto do nosso mercado é significativo, com isso, ressignificar os itens que estão parados, desde uma peça de roupa a um sofá ou um tênis, já é uma mudança”.
A rede de franquias é uma das principais marcas no segmento de second hand (uso de segunda mão) e economia circular no país. No ano passado, o volume de vendas das lojas alcançou de mais de 2,7 milhões de peças e para isso, a marca contou com mais de 250 mil fornecedores ativos (clientes que revendem seus itens na rede) e 4 milhões de peças cadastradas.
“O consumo consciente é uma mudança de hábitos, uma virada de chave, um novo estilo de vida. Então, é importante pensar sempre em reusar, reciclar e reparar os itens. Ao incentivar a reutilização e a redução do descarte de mercadorias, impactamos significativamente o ciclo de vida dos produtos comercializados e promovemos o consumo consciente. Essa abordagem vem sendo cada vez mais aceita pelos consumidores, que buscam marcas que tenham um propósito claro e onde ele se aplica. Acreditamos em um novo estilo de vida, por meio de uma sociedade comprometida com a sustentabilidade e a responsabilidade social”, explica a CEO.
Em 2023, o Peça Rara Brechó apresentou um crescimento de 65% no faturamento, alcançando R$ 156 milhões em receita, desempenho superior ao mercado de franquias (13,8%) e ao segmento de moda (12,2% no faturamento e 4,1% em unidades), dados da Associação Brasileira de Franchising – ABF. O número de lojas comercializadas cresceu mais de 100%, alcançando 165 unidades pelo país.