A Mapa da Mina Acessórios, rede de franquias especializada em semijoias com produção própria, completa três décadas de atividade com 60 unidades e duas novidades: a coleção comemorativa MAPA 30 e um formato inovador de quiosque com autoatendimento. O modelo de negócio, que registra faturamento médio mensal de R$ 50 mil por unidade, favorece a expansão da marca no segmento de semijoias.
Além dos lançamentos, para marcar também a data, a marca apresenta campanha promocional com brindes. Os clientes que adquirirem peças no valor de R$ 249,90 ou mais, até 31 de outubro, recebem uma nécessaire exclusiva. Além disso, as ações de marketing contam com a participação das influenciadoras Luana Aguiar e Julia Menino.
A coleção é dedicada a identidade da marca ao longo de três décadas. “O conceito nasceu da delicadeza como expressão, valor que nos guia desde o início”, afirma Elisangela Machado, sócia fundadora. “A cor vinho domina a campanha visual, escolhida por representar tradição e sofisticação no universo da moda”, acrescenta a profissional.
Paralelamente ao lançamento da coleção, a rede avança com um novo formato de quiosque. Diferente dos modelos tradicionais, o layout permite que clientes circulem livremente entre os mostruários. A unidade piloto, instalada em shopping do Rio de Janeiro, já comprova a eficácia do conceito que mescla a experiência de uma loja física com a eficiência de um quiosque.
O investimento para o novo quiosque parte de R$ 180 mil, mesmo valor das lojas físicas, enquanto o quiosque tradicional mantém entrada a partir de R$ 140 mil.
A rede mantém produção própria de semijoias, fator que garante controle de qualidade e agilidade no reabastecimento. Todas as peças da marca recebem três banhos de Ouro 18k, Prata 925 ou Aço Inoxidável e possuem garantia de um ano.
“O franqueado adquire um negócio com estrutura completa, que inclui desde a análise do ponto comercial até o treinamento da equipe. Esse suporte reduz os riscos de negócios independentes”, explica Marcos Pertile, sócio-diretor da rede.
O modelo financeiro simplifica a operação com royalties embutidos no preço dos produtos. Esse padrão rendeu à empresa o Selo de Excelência da Associação Brasileira de Franchising em 2024 e 2025. Das 57 unidades atuais, 70% concentram-se no Rio de Janeiro, estado de origem da marca. A expansão agora avança para São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso e Santa Catarina.
“Celebrar 30 anos é reconhecer cada pessoa que esteve presente nessa caminhada. Nossa história foi construída com dedicação e cada peça que criamos mantém essa conexão com quem nos escolhe”, finaliza Elisangela.
O contrato de franquia tem prazo de cinco anos, com taxa inicial de R$ 30 mil e capital de giro sugerido de R$ 20 mil. A taxa de publicidade de 5% sobre as compras financia campanhas institucionais em todo o país.






