O consumidor moderno está cada vez mais exigente em suas escolhas, pressionando os estabelecimentos a inovarem para oferecer uma experiência impecável e conquistar a fidelidade do cliente. Uma pesquisa do Sebrae, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), divulgada em janeiro de 2024, avaliou aspectos como atendimento, conservação e higiene, ambiente, preço e pagamentos, segurança, acessibilidade, marketing, delivery e economia circular. Entre os destaques, 12,4% dos consumidores escolhem o local pela sensação de agradabilidade, conforto e beleza.
O Mané, rede de bares, visa proporcionar aos clientes experiências gastronômicas únicas sem perder a cultura de boteco. Em 2023, a rede dobrou seu faturamento, alcançando R$ 67 milhões. Esse sucesso está ligado a uma estratégia operacional que garante uma experiência autêntica para o cliente, desde a cordialidade na recepção até a entrega dos pedidos. “É importante um olhar minucioso para o que se oferece. Não é só comida ou bebida, é também atendimento. Para se destacar em um mercado competitivo, com mais de 144 mil bares no Brasil, a entrega tem que ser perfeita para que o cliente elogie, indique, retorne e contribua para o crescimento do seu negócio”, comenta Daniel Bittencourt, sócio-fundador e embaixador de marca e novos negócios do Mané.
Um lugar para todos
Diversos fatores motivam o público a frequentar bares e restaurantes, sendo o lazer o principal motivo, conforme aponta a mesma pesquisa. Apreciar drinks, petiscos, encontrar amigos ou até mesmo paquerar atrai os jovens.
Com mais de 27 unidades, o Mané conquista o público jovem com uma comunicação direta, mas sem limitação de idade dos frequentadores. Encontros familiares são comuns, e algumas unidades possuem espaço kids para entreter as crianças. O ambiente é atrativo e criativo, com boa iluminação, vista praiana e decoração que valoriza fotos para redes sociais. A filosofia do Mané é transmitir alegria aos frequentadores, desde a chegada até a saída, gerando a sensação de pertencimento.
A conexão com o público é um dos pilares do Mané. Os mais jovens têm forte ligação com o bar, que utiliza uma publicidade direcionada nas redes sociais, até nos cardápios e bebidas, que possuem nomes que remetem a gírias, como no “contrafilé metido a picanha” e no drink “Já é ou já era?”.