Mais1.Café traz o sabor dos grãos especiais e conquista os brasileiros com a bebida

Cultivados na região Alta Mogiana e de origem 100% arábica, o café especial da franquia está mais presente na rotina dos consumidores brasileiros

Atrás apenas da água, o café é a segunda bebida mais consumida no país, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A bebida tem espaço cativo na mesa dos brasileiros a qualquer horário: da versão coada para consumo em casa pela manhã ou logo após o almoço, ao espresso, macchiato ou capuccino, campeã na conquista de diferentes paladares, independentemente do grupo socioeconômico.

Com o aumento da disponibilidade, os cafés de grãos especiais ganham espaço no dia a dia dos brasileiros, a partir de marcas como a Mais1.Café, rede de cafeterias. Presente em 25 estados brasileiros, apenas em 2022 a franquia utilizou mais de 80 toneladas nos preparos de suas bebidas.

Contando com 670 lojas confirmadas em todo o Brasil, a marca aposta na democratização do café especial pela venda do seu blend exclusivo, com grãos de origem 100% arábica para consumo doméstico. A rede reforça a preocupação com a origem dos grãos, os cuidados com a torrefação e a experiência de consumo de cada cliente. Seja nas bebidas prontas nas unidades, ou no formato de cápsulas, em pó ou embalagens individuais, as chamadas drip coffee, os consumidores da Mais1.Café podem se deliciar com a bebida de alto padrão onde estiverem.

Afinal, o que é um café especial?

Muitas pessoas ainda não conhecem a origem do café especial, mas, a denominação “especial” parte da Metodologia de Avaliação Sensorial da SCA (Specialty Coffee Association, que em tradução livre significa Associação de Cafés Especiais), utilizada para categorizar os diversos tipos de grãos. Para o órgão, o termo é conquistado quando se alcança, no mínimo, 80 pontos no ranking geral, que chega até 100, e leva em consideração aspectos como fragrância, ausência de defeitos, acidez, finalização, harmonia e outros.

Já as demais notas determinam outros tipos de grãos, que usualmente são mais consumidos em larga escala, como a pontuação do café tradicional extraforte , de 45 a 59 pontos, o café superior, de 60 a 69 e o café gourmet, de 70 a 79 pontos.

“A partir da pontuação de 80 pontos acima, o grão é classificado como o mais alto nível de qualidade de café disponível. Principalmente porque é cultivado em condições ideais, geralmente em altitudes elevadas e em solos férteis, o que resulta em um sabor único e complexo, no qual é possível perceber em detalhes cada nota”, afirma Delatorre.

Cafés para todos os gostos

O café especial pode ser apreciado com diversas combinações, como as feitas pela franquia, que possui mais de 20 sabores de cafés quentes e gelados no cardápio, como a tradicional mocha, cappuccino italiano e também, sabores exclusivos desenvolvidos em parcerias com grandes marcas, como os Supercappuccinos com pasta de KitKat, Galak/Negresco, Nutella® e a bebida gelada com Ovomaltine®.

Dessa forma, as bebidas da franquia reúnem características que fazem a diferença na hora de degustá-las, com a intenção de proporcionar uma experiência mais completa e prazerosa para os consumidores. “Isso porque o café especial tem sabores mais complexos e uma textura mais suave, que proporcionam uma experiência sensorial mais rica”, explica.