Mais barato que ótica: Instituto Visão Solidária aposta em experiência de compra de óculos

Franquia de ótica investe na inclusão das pessoas, na qual além do preço acessível, os próprios clientes escolhem os óculos das prateleiras, com mais autonomia na compra

Estimativas apontam que 49,8% da população mundial terão problemas para enxergar de longe nos próximos anos, a chamada miopia. Os dados divulgados pela Academia Americana de Oftalmologia revelam que o problema que já afeta milhares de cidadãos está ligado muito ao fato da exposição diária às telas e que atinge todas as idades, inclusive as crianças.

Com mais pessoas precisando usar óculos, esse mercado de óticas tem demonstrado ser um bom setor para quem está em busca de abrir o próprio negócio. Inclusive, usar óculos já não é mais uma questão apenas ligada à saúde e hoje também se faz presente como um acessório da moda, onde o brasileiro está cada vez mais preocupado com a sua aparência e estética.

Recentes dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontaram que o setor de saúde, beleza e bem-estar, na qual inclui as redes de ótica, teve crescimento de 17,5% em 2023 no número de unidades, fechando o ano com 55.647 operações deste segmento em todo o país. Esse aumento é justificado pela Associação como tendência da saudabilidade e o bom desempenho dos segmentos de clínicas de estética, odontologia, óticas e farmácias.

Mais barato que ótica tradicional

O Instituto Visão Solidária (IVS), rede de franquias do segmento óptico, ao competir nesse mercado, buscou um viés diferente do praticado pelo setor, e tornou-se uma empresa com peças mais baratas que uma ótica tradicional. E isso só foi possível porque o fundador, o diretor executivo do IVS, Tony Cozendey, que possui experiência nesse mercado há mais de 15 anos, já trabalhou na indústria óptica e consegue ter acesso às melhores negociações de mercado.

Com isso, busca inovar principalmente na experiência do cliente na compra dos óculos e em uma comunicação diferente, foi assim que nasceu o Instituto Visão Solidária em 2015, com a missão de oferecer acessibilidade.

Creio que conseguimos nos comunicar com nosso público de uma forma diferente, mas ao mesmo tempo simples, de modo que conseguimos transpassar a nossos clientes o nosso propósito. A experiência que o usuário tem em nossas lojas é um grande diferencial, o contato com os produtos, a quebra de paradigmas no setor do ponto de vista da escolha da armação, tornamos essa experiência mais objetiva, dando o poder de escolha realmente ao cliente, além do fato de focarmos em nossas marcas próprias com produtos de altíssima qualidade e preço acessível”, afirma o executivo.

A ideia central da marca é ser uma empresa que se diferencie das óticas tradicionais, através do modelo diferenciado e inovador. Com uma média anual de 60 mil óculos vendidos, o carro-chefe da empresa são os óculos de grau que representam 80% das peças comercializadas. As armações são vendidas com valor único de R$ 49,99, enquanto os óculos de sol são encontrados a partir de R$ 79,99.

São mais de dois mil modelos de armações nas lojas, sendo todos de marcas próprias, entre eles, o do próprio Tony Cozendey que assina uma linha exclusiva para a rede de franquia.

Layout diferenciado da loja

As lojas do IVS alternam entre as cores preto, azul royal e alaranjado. Trata-se de cores fortes exatamente para chamar a atenção do público, na qual todas as lojas ativas são em comércio de rua, em locais de fluxo intenso, principalmente do público das classes C e D.

A marca surgiu exatamente para aproximar e deixar mais à vontade o cliente, na qual é o próprio consumidor que escolhe os óculos, sem a necessidade de ficar solicitando ao vendedor para mostrar as peças, com mais autonomia na compra, e claro, maior inclusão das pessoas.

Tony analisa que o IVS que, hoje está presente em 16 estados brasileiros, tem oportunidades em qualquer região. “Hoje 35% das nossas unidades estão no centro-oeste, que inclusive é onde está a franqueadora (Cuiabá-MT). Porém, o Brasil é rico e cheio de oportunidades, temos unidades com excelentes resultados no sul, sudeste, nordeste e também no norte. Acredito que toda região é favorável para empreender e tem espaço para receber uma franquia. Porém, para qualquer negócio ter sucesso, independentemente de ser franquia ou não, depende muito do empenho do franqueado em fazer acontecer. Por isso, como competência buscamos aqueles com perfil inovador, pessoas que querem chegar na frente em suas cidades com um negócio inovador como o nosso”, finaliza Cozendey.

Modelo de negócio

Para empreender nesse negócio é necessário investimento inicial a partir de R$ 190 mil (incluso taxa de franquia, gastos com instalação e equipamentos e capital de giro). Esse valor é referente a uma loja de 30 m2, com dois profissionais. O valor pode aumentar de acordo com as características e tamanho do imóvel a ser locado.

O faturamento é muito atrativo onde é possível alcançar entre R$ 60 mil a R$ 150 mil por mês, conforme o desempenho do franqueado. Já o lucro líquido mensal é estimado entre 20% e 30% sobre o faturamento, com retorno previsto do investimento entre 13 a 18 meses.

Atualmente com quase 60 unidades, somente em 2023 a marca cresceu 550% em número de unidades e busca chegar a 150 operações até o final de 2024.