A Ensina Mais Turma da Mônica, rede de franquias em apoio escolar, dá continuidade ao plano expansão até o fim de 2024. A marca, que faz parte do Grupo MoveEdu, a maior empresa de cursos profissionalizantes do Brasil, tem como objetivo encerrar o ano com 115 unidades. Como parte dessa estratégia de crescimento, a rede chegou em mais duas cidades em outubro: Mairiporã, no interior de São Paulo, e Pitanga, no interior do Paraná. Os cursos oferecidos são voltados para alunos a partir de seis anos, que estão no Ensino Fundamental.
Como diferencial no ensino, a Ensina Mais conta com uma metodologia inovadora por meio de aulas que são interativas e digitais, além de apoio de um profissional habilitado em sala de aula e com ensino individualizado, respeitando o processo de aprendizado de cada aluno. Além das disciplinas atuais, como Língua Portuguesa e Matemática, a rede de apoio escolar conta um amplo portfólio também nos cursos livres, com aulas de Robótica, Apps, Games e Programação, de olho nas oportunidades para o futuro das crianças e jovens.
Em Mairiporã, a pedagoga Taís Rocha, de 39 anos, juntamente com o marido e sócio Marcos Silva, de 45 anos, são os responsáveis pela escola. Depois de sete anos dedicados apenas à maternidade, Taís decidiu que era a hora de voltar para o mercado. Juntamente com Marcos, os pais do Pedro, de 8 anos, e da Helena, de 6 anos, pesquisaram e investiram em uma franquia juntos, no ramo de educação. “Visitamos algumas redes que atuam no setor antes de escolhermos qual implantar, porém, para nós, a metodologia juntamente com os cursos e a Turma da Mônica, foram fatores decisivos para escolher a Ensina Mais. Nosso principal diferencial é que não temos escolas com a mesma proposta em Mairiporã, e esperamos crescer e investir em mais unidades nas cidades vizinhas, onde também vemos muito potencial”, conclui.
Já no município paranaense, a pedagoga Elenise Portelinha, de 52 anos, e licenciada em Artes Solange Snak, de 34 anos, estão no comando da escola. Iniciando a carreira como organizadora de festas, este foi o primeiro contato de Elenise com o empreendedorismo. Foi nesse ramo que ela desenvolveu as habilidades empreendedoras. “Organizando festas e eventos, melhorei minhas habilidades de planejamento e exerci minha criatividade em cada projeto. Após isso, empreendi no setor de papelaria, o que ampliou ainda mais minha capacidade de lidar com clientes e entender suas necessidades. Depois de toda essa trajetória, vi que era o momento certo de ter um negócio próprio”, conta Elenise.
Além disso, Solange conta que, nos últimos cinco anos, as duas que são professoras de formação, atuaram no mercado educacional, prestando atendimento individualizado de crianças e adolescentes com aulas particulares em uma ou mais matérias escolares. Pesquisando sobre como empreender juntas, conheceram a Ensina Mais Turma da Mônica, pois buscavam uma franquia na área de educação que atendesse às necessidades de crianças e adolescentes em Pitanga, no interior do Paraná. “As expectativas para a escola são de promover um ambiente de aprendizado acolhedor e estimulante, onde todos os alunos se sintam valorizados e motivados a explorar seu potencial. Esperamos que a escola desenvolva não apenas habilidades acadêmicas, mas também sociais e emocionais, além de ser um espaço de formação de cidadãos conscientes, críticos e engajados, preparados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo”, explica Solange.
Para ser franqueado da rede, é necessário investir a partir de R$ 150 mil, valor que engloba taxa de franquia e capital de giro. A marca, que detém o licenciamento da Turma da Mônica, foi fundada em 2012 e conta atualmente com 92 escolas.