A MAÇAIX (Meu Açaí Express), startup nascida em Santa Catarina, surgiu do desejo de seus sócios Anelise Stahl e Marco Martins após uma viagem à Floresta Amazônica. O casal vislumbrou a oportunidade de serem pioneiros em apresentar ao mercado um açaí de qualidade, do cultivo à tigela sem perder suas propriedades, obtidas através da colheita especial, dentro de um plantio sustentável, com origem em áreas de reflorestamento da Floresta Amazônica.
Através de um propósito em vender um açaí de qualidade, promover a sustentabilidade e transformar a cadeia produtiva, os empresários viram no licenciamento um modelo de negócio flexível para a atuação de novos empreendedores.
A licença da MAÇAIX funciona como uma célula replicável, onde a atuação é multicanal, ou seja, é um modelo de negócios híbrido, que vai atuar tanto no meio físico quanto no online e será comercializado em dois públicos: B2B e B2C.
A MAÇAIX apresenta dois modelos de negócio para seus franqueados: a Dark Kitchen com um investimento total de R$30 mil, gerando um lucro anual líquido de R$216 mil e retorno sobre investimento em 12 meses. O outro modelo é a MAÇAIX & GO, uma loja com espaço de 20 a 25 metros quadrados que precisa de um investimento total de R$170 mil, gerando lucro anual de R$252 mil e retorno sobre investimento em 18 meses.
No formato de venda proposto pela marca, o licenciado pode ter sua loja, tanto delivery quanto take away. Seus parceiros poderão também atuar no varejo ou atacado, através da linha de produto especial chamada Meu Açaí Express, direcionada para outros comerciantes, restaurantes, hotéis, entre outros segmentos. Desta forma, o novo licenciado não possui apenas uma loja, mas uma rede de distribuição na sua região, participação no e-commerce institucional da marca, além da possibilidade de ter máquinas de auto serviço para inserir em sua região (em locais como livrarias, shoppings e demais espaços).
Por ser um modelo de negócios disruptivo, a MAÇAIX oferece a seus parceiros todo o suporte tecnológico e versatilidade de alcance aos seus clientes em qualquer ponto geográfico. Tudo isso em um mercado que cresceu nos últimos 10 anos 15.000% e no último ano 200%, segundo dados da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
“Dentre os diferenciais da marca, podemos afirmar que somos a primeira rede de lojas de açaí a falar sobre o plantio e o tempo de processamento da polpa de açaí”, explica Tomaz Martins, um dos sócios da MAÇAIX. Para além de seu pioneirismo, a marca também conta com açaístas treinados para dar uma aula sobre açaí e explicar ao consumidor toda a cadeia produtiva da fruta, promovendo, assim, a melhor experiência possível em todas as lojas.
Hoje, a marca está presente em São Paulo (SP), Barueri (SP), Porto Alegre (RS), Primavera do Leste (MT) e em Portugal, além de em breve ter lojas na Alemanha e Oriente Médio.
Essa é a MAÇAIX, a conexão entre a inovação agroindustrial do açaí e as pessoas. Através da produção transparente e justa, das relações humanas próximas e verdadeiras e da entrega de seu produto em embalagens com o menor impacto ao meio ambiente, a marca apresenta aos seus parceiros todo o pioneirismo do açaí de colheita especial e um olhar para além da famosa fruta em nosso dia a dia e no mercado.