A Lumiar Educação, instituição que desenvolve e fornece soluções pedagógicas para implantação de metodologia de aprendizagem ativa, pretende expandir a atuação por meio de franquias, além do crescimento do uso de sua metodologia própria de aprendizado baseado em competências em escolas parceiras e da plataforma de gestão da aprendizagem ativa, o Mosaico.
Com a meta de alcançar oito novas franquias até 2022, a Lumiar acredita no ensino individualizado baseado no desenvolvimento de habilidades e competências.
No Brasil, a Lumiar está presente em São Paulo, Porto Alegre, Poços de Caldas, com escolas privadas e públicas, além de escolas parceiras na Inglaterra, Portugal, Índia e Nigéria. A franquia requer um investimento médio inicial de R$ 2 milhões, já contabilizando taxa de franquia e capital de giro, com retorno sobre o investimento a partir de 36 meses.
Com o aumento do interesse em uma formação humanizada, que prepare o estudante para a vida e não apenas para os processos seletivos, a Lumiar tem atraído cada vez mais novos investidores. Como é o caso da Maria Soledad Gomez, pedagoga e empresária, 52, mãe de dois filhos, que fechou contrato com a Lumiar em 2016. Isso aconteceu quando Soledad se viu desiludida com as metodologias obsoletas das escolas tradicionais. Com intuito de abrir uma escola com metodologias de ensino mais atrativas e disruptivas, ela e a amiga, sócia investidora da escola, viram na Lumiar uma oportunidade de construir essa realidade em Porto Alegre. Foi então que inauguraram a Lumiar na cidade.
“O investidor da Lumiar é alguém afetivo que sonha junto e acredita na educação”, comenta Soledad. “Quem abre uma Lumiar acredita em um mundo e educação melhores para as crianças e jovens que serão os adultos do futuro”, conclui.
Raphael Ozawa, CEO da Lumiar, comenta o quanto essa confiabilidade na metodologia, por parte dos investidores, é fundamental nesse processo de expansão através de franquias. “Estamos focados em criar um modelo de negócio de alta escalabilidade que cresça globalmente e em ter parceiros que acreditem nas soluções apresentadas pela Lumiar”, comenta.
Criada pelo investidor e empresário brasileiro Ricardo Semler e premiada como uma das propostas pedagógicas mais inovadoras do mundo pela Stanford University, Microsoft e UNESCO, a Lumiar conta com nomes representativos do meio da educação como Daniel Castanho, Presidente do Conselho da Anima Educação.
A instituição pretende atrair investidores interessados em aplicar recursos para transformar a educação e começar um modelo de negócio em um segmento que traz uma alta fidelização do cliente final. Isso porque, normalmente, os alunos matriculados passam a vida escolar na mesma instituição, o que garante uma maior previsibilidade e um melhor planejamento de receitas para o franqueado.