Um dos setores que segue em franca expansão pelo Brasil é o de Saúde, Beleza e Bem-estar. De acordo com os últimos dados divulgados da Associação Brasileira do Franchising (ABF), no segundo trimestre deste ano, o segmento apresentou um crescimento de 15,9%, mantendo a trajetória positiva dos períodos anteriores impulsionados pelos serviços de estética e saúde e à tendência da saudabilidade e bem-estar. Ainda conforme a entidade, o setor cresceu 21% no semestre.
Para Cristiano Correa, vice-presidente da 300 Gestão, uma das vertentes do Grupo 300 Franchising Ecossistema de Alto Impacto, essa expansão traz dois pontos fundamentais: a longevidade e o pós-pandemia. “O envelhecimento da população, abre a busca por cuidados de saúde. E o pós-pandemia, devido a todos os acontecimentos despertou a importância do autocuidado, autoestima e o amor-próprio, com isso, serviços relacionados ao setor, ganham força”, explica.
Os números expressivos revelam que o setor de Saúde, Beleza e Bem-estar oferece oportunidades promissoras para empreendedores que compartilham uma afinidade com esse universo. Confira a seleção de oito franquias que são opções de investimento no segmento.
Ad Clinic
Rede de clínicas de estética fundada em 2014, na região Sul do Brasil, a Ad Clinic conta hoje com mais de 100 unidades comercializadas nas principais cidades e capitais, que vem crescendo de forma exponencial e conquistando o mercado de beleza, sendo reconhecida pelo uso da alta tecnologia em seus procedimentos. A empresa entrou para o franchising em 2019.
Investimento inicial: a partir de R$ 152 mil no modelo Harmony
Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
Prazo de retorno: 13 meses
Red Fitness
Fundada em 2013 pelo casal Ellen Fernandes e Ronaldo Godoi, a rede de academias Red Fitness, oferece, além das modalidades triviais, a micro gym Red Burn – modelo patenteado de treino. Hoje, com cinco operações em funcionamento e duas em implantação no Estado de São Paulo, a marca está em expansão das unidades para todo o país por meio do franchising desde 2022.
Investimento inicial: a partir de R$3.100.000,00 (incluso equipamentos, obras, projeto, marketing inicial e taxa de franquia)
Faturamento médio mensal: R$ 322 mil
Prazo de retorno: 23 meses
Yes! Cosmetics
Desde 2000, a Yes! Cosmetics atua no segmento da beleza, com itens de perfumaria, cuidados corporais e faciais, maquiagens e acessórios, além da linha assinada por Sabrina Sato. Investindo em alta qualidade e preços acessíveis, a marca acompanha as principais tendências mundiais. Em 2016, a Yes! Cosmetics entrou no franchising e já tem mais de 130 unidades franqueadas em todo o Brasil.
Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil no modelo cápsula (inclui taxa de franquia, estoque, equipamentos e sistema e frete)
Faturamento médio mensal: R$ 25 mil a R$ 30 mil
Prazo de retorno: entre 10 a 15 meses
Emagrecentro
Referência nas áreas de emagrecimento e estética corporal, o Emagrecentro foi fundado em 1986 e entrou para o franchising em 1994. A rede é a única franquia de emagrecimento no mundo com metodologia aprovada por trabalho científico e que oferece o método patenteado e certificado, desenvolvido pelo Dr. Edson Ramuth, denominado Método 4 fases. Atualmente, conta com 350 operações, sendo três nos Estados Unidos e uma na Espanha com a bandeira de Best Shape.
Investimento inicial: R$ 121,5 mil (inclui taxa de franquia e instalação)
Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
Prazo de retorno: de 6 a 12 meses
A maior rede de clínicas odontológicas do mundo, com mais de 2000 unidades comercializadas espalhadas em todos os estados brasileiros. Há mais de 30 anos no mercado e mais de 10 no franchising, a rede integra a SMZTO Holding de Franquias, que congrega outras importantes empresas dos mais diversos segmentos. É reconhecida pelo pioneirismo em implantar técnicas de ortodontia, dentística, estética, endodontia, implantodontia e outros procedimentos que utilizam a mais alta tecnologia.
Investimento inicial: R$ 120 mil (modelo de negócio para cidades com até 30 mil habitantes, taxa de franquia incluso)
Faturamento médio mensal: R$ 68 mil
Prazo de retorno: de 16 a 20 meses
Referência em implantes dentários, a Oral Sin é uma rede de clínicas odontológicas que está no mercado há duas décadas proporcionando conforto e segurança aos seus pacientes. Fazendo parte do Grupo OdontoCompany a rede possui mais de 500 unidades e está presente em todos os estados do Brasil. A Oral Sin realiza cerca de 30 mil tratamentos por mês, o que a coloca como a nº1 do país em implantes dentários.
Investimento inicial: a partir de R$ 300 mil (incluso capital de giro)
Faturamento médio mensal: R$210 mil
Prazo de retorno: 21 meses
A OrthoDontic é a maior rede de franquias de ortodontia do Brasil, com mais de 300 unidades espalhadas por todo o país e somam mais de sete milhões de pessoas atendidas. A rede foi fundada em 2002 por cinco amigos recém-formados no curso de odontologia da Universidade Estadual de Londrina, que buscavam ir além de seus consultórios particulares para tornar o tratamento ortodôntico acessível a todos. Em 2004, encontrou no sistema de Franchising a melhor alternativa para expandir a marca por todo o Brasil. Desde então, a marca coleciona prêmios e reconhecimentos que atestam seu sucesso. Conquistou por onze vezes consecutivas o selo de Excelência em Franchising, pela ABF (2022 – 2012) e se tornou a primeira marca de odontologia do mundo a ser case de sucesso do Facebook, do grupo Meta. Em dezembro de 2022, a OrthoDontic se juntou ao grupo Odontocompany.
Investimento inicial: entre R$415.000 a R$432.000 (incluso taxa de franquia, capital de giro e instalações)
Faturamento médio mensal: R$ 200.000,00
Prazo de retorno: de 25 a 29 meses
Home Angels
A rede é pioneira no segmento e se consolidou no mercado rapidamente, tornando-se referência como a maior rede de cuidadores de idosos da América Latina. As unidades Home Angels prestam serviço de excelência em assistência física e emocional, tendo sempre um atendimento supervisionado e personalizado aos assistidos e suas famílias.
Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil no modelo Light (inclui taxa de franquia e capital de giro)
Faturamento médio mensal: entre R$65 e R$110 mil
Prazo de retorno: 12 a 18 meses