Segundo a última pesquisa Trimestral de Desempenho, feita pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o franchising brasileiro acelerou sua trajetória de recuperação no segundo trimestre deste ano frente a igual período de 2021. Com um faturamento 16,8% maior, com receita de R$ 48,052 bilhões nesse período.
Apesar de o modelo de home based ser o que mais cresceu nos últimos anos, no primeiro trimestre do ano, esse modelo respondeu por 14,8% do mercado, o dobro da participação que tinha em 2020, de 7,1%. Entretanto, as clássicas lojas de rua, dominam mais da metade do mercado, representando cerca de 51,7% no levantamento atual.
A Sonhagro, pioneira franquia de crédito rural do país, acredita no potencial desse modelo e desde 2013 possui o “Modelo Comercial”. A modalidade, que precisa dispor de um espaço mínimo de 30m2, foi escolha da consultora em pós-colheita e qualidade do café, Giselle Figueiredo de Abreu, 33 anos, que acabou encontrando na rede todos os requisitos para investir no setor de agronegócios.
“Tenho o suporte de uma equipe especializada na elaboração de projetos e na resolução de dúvidas, de maneira rápida e assertiva. Além da notoriedade, já que a rede é reconhecida por ser a primeira franquia na intermediação do crédito rural no Brasil”.
Um dos grandes diferenciais da rede para os franqueados da Sonhagro, é que ela possui credenciamento nas principais instituições financeiras, como Banco do Brasil, Caixa Federal, Banco BDMG, Banco Pan, Banco Olé, nas Cooperativas Cresol, Sicredi e Sicoob entre outros.
“Os modelos de franquias é algo já validado e com total suporte da franqueadora, por isso, o risco é muito menor do que com relação aos negócios próprios”, afirma o CEO da rede Sonhagro, Romário Alves.
Para quem deseja se tornar um franqueado e ter o seu próprio negócio com lucratividade acima de 30%, a Sonhagro dispõe de três modelos de negócio. O investimento inicial é a partir de R$19.990,00 mil na modalidade Home Based, a partir de R$41.520,00 no Agro Room e a partir de R$64.740,00 no modelo Comercial. Com prazo de retorno do investimento varia de 4 e 24 meses.