Loja dentro de outra loja: conheça as vantagens do modelo de negócios

A modalidade que concilia dois negócios em apenas um estabelecimento está atraindo empreendedores em busca de clientes e economia de energia e aluguel

Aluguel, conta de luz, água, custos com manutenção e limpeza, estacionamento, são algumas das contas que os empreendedores enfrentam todos os meses para manter o próprio negócio. Contudo, você sabia que é possível aproveitar o mesmo estabelecimento para conciliar duas lojas no mesmo espaço? Além de diluir os custos fixos, a modelo de negócios store in store – ou seja, loja dentro de loja – vem ganhando espaço pela capacidade de atrair e reter novos consumidores.

Em busca de mais praticidade, a população está cada vez mais seletiva com os serviços presenciais e quanto mais oportunidades para resolver todas as pendências em um só lugar, melhor. Com isso, cresce o número de estabelecimentos que combinam diferentes serviços para atrair a atenção e a visita dos clientes. É o caso do Venice Hair, centro de beleza localizado na Alameda Santos, em São Paulo, que optou por disponibilizar salão de cabeleireiro e a aplicação de toxina botulínica da franquia Botocenter.

“Escolhemos combinar as duas atividades para ampliar a gama de serviços para nossas clientes, não queremos ser apenas mais um salão, mas um centro de beleza em que seja possível fazer tudo em um único lugar. Enxergamos essa necessidade da mulher moderna, de não ter que ficar indo a vários lugares diferentes para fazer diversos procedimentos, elas gostam de vir ao salão e fazer tudo em, no máximo, 1 hora”, detalha a proprietária do Venice Hair, Carolina Barbosa.

Franquias store in store

Popularmente conhecido como “botox”, o procedimento precisa ser refeito mais ou menos a cada quatro meses, tempo adequado para retocar também o corte de cabelo ou a coloração. Para a rede especializada na aplicação da toxina botulínica, Botocenter, que lançou um modelo de franquias store in store, este tipo de sinergia entre os dois negócios são muito importantes para o sucesso dos dois empreendimentos.

“O novo formato integra uma unidade da franquia dentro de outro estabelecimento que tenha a mesma sinergia, como salões de beleza, clínicas de estética, academia, entre outros. O modelo store in store é altamente rentável porque permite diluir os custos fixos com mais uma fonte de receita, além de compartilhar a estrutura de funcionários de limpeza e manutenção, por exemplo. Outro ponto é a praticidade, bastam 45 dias e uma área de 10 a 15 m² para instalar uma cabine de atendimento da Botocenter”, explica o diretor executivo da rede, Rafael Mansilla.

Para se tornar um franqueado, o investimento inicial é a partir de R$ 95,2 mil, valor que inclui taxa de franquia, equipamentos, insumos e padronização visual. Para abrir uma loja própria da Botocenter, por exemplo, o valor passa para R$ 285 mil em média. No entanto, apesar de menor, o faturamento médio das unidades store in store pode ultrapassar os R$ 500 mil no primeiro ano. Atualmente, a rede conta com 26 clínicas instaladas nos principais shoppings do país e agora ampliará o mercado com a nova modalidade.

Além do novo formato, a franquia pernambucana tem chamado a atenção por popularizar o acesso aos procedimentos de rejuvenescimento facial para as classes B e C. A marca conta até com um plano de assinatura anual para todos os procedimentos, que são realizados por profissionais capacitados e obedecendo a protocolos rígidos. Em 2021, a Botocenter faturou R$ 20 milhões e a projeção para 2022 é de R$ 50 milhões considerando o modelo tradicional e store in store.