Imagine você em um shopping, há várias lojas espalhadas pelo imenso corredor. Aquela que tem uma vitrine atraente, com o produto de venda bem elaborado e de forma organizada, é o que você entraria, não é mesmo?! Pois é, o processo de venda começa antes mesmo do cliente entrar na loja. Por isso, fazer um planejamento eficiente sobre a visibilidade da empresa é muito importante.
Um ambiente bem elaborado é capaz de chamar a atenção do consumidor e ser decisivo na hora da compra. Um estudo do Sebrae-SP mostra que a loja organizada e com visual bem cuidado aumenta as vendas entre 12% e 40%.
Samadhi Muller, diretor executivo da Loja das Torcidas, rede de franquias especializada em presentes esportivos, sabe lidar bem com o assunto. “Um local harmonioso, bem cuidado atrai sim o cliente. Nós nos preocupamos com todos os detalhes, a começar pela vitrine. Ela tem como principal papel, chamar a atenção do consumidor e fazer com que ele queira entrar na loja e conduzi-lo para a compra. Estrategicamente os produtos com resultados gerenciais mais interessantes, produtos com maior lucratividade, compõe as prateleiras do lago direito da loja e na altura dos olhos do consumidor. Pelo mesmo três vezes na semana as nossas são repaginadas, principalmente em função dos resultados dos jogos que envolvem nossas torcidas”, explica
Muller revela que um dos seus truques é expor os produtos de forma que induza o cliente a percorrer com o olhar sobre todos os pontos da loja. “Nessa exposição precisamos levar em consideração também a quantidade de material exposto, o exagero deles leva a confusão por parte do cliente. Ou seja, ele se perde nas informações e acaba não decidindo sua compra”, relata o empresário
Informação na medida certa, bem planejada e distribuída! De acordo com o empreendedor, esses componentes são cruciais os olhos do consumidor e consequentemente para o sucesso das vendas. “O cliente procura por esses três pontos, por isso adequamos tudo dessa forma. Exemplo disso é que procuramos expor os preços de todos os nossos produtos e valores de eventuais promoções. No fim faz total diferença”, conta Samadhi dando a dica.
Diferencial! Palavra até curta, para o que ela representa. O diretor explica que ela é o maior segredo. “Nossos produtos hoje em dia com a gama de ofertantes que temos não é mais o que atrai o consumidor, até porque, temos produtos bastante semelhantes no mercado. O grande diferencial na hora da venda, é a transformação de um produto em algo intangível, por exemplo, oferecemos ao consumidor a sensação de prazer em adquirir um presente do time no qual ele ama e é apaixonado.
Entretanto, atrair o livro pela capa, no caso de varejistas faz sim total sentido. “A organização impacta em muito no resultado. Uma loja carregada de produto leva o consumidor a ficar confuso e indeciso no que levar. As lojas devem ser claras, com espaço para que o consumidor possa tocar andar e ter prazer nas suas compras, hoje em dia está bastante difundido a experiência de compra, ou seja no consumidor Shopper, o consumidor que vive a compra, que sente emoção em comprar, se diverte comprando, o consumidor compra mais onde se sente melhor”, conclui.
Sobre a Loja das Torcidas
Sob o comando dos empresários e irmãos Daniel Guimarães e Samadhi Müller, a Loja das Torcidas nasceu no final de 2012, na cidade de São José do Rio Preto/SP. A receptividade do público pelo comércio superou as expectativas em apenas seis meses e fez com que o negócio, então, começasse a atuar no mundo do franchising no primeiro semestre de 2013.
A Loja das Torcidas conta atualmente com unidades franqueadas espalhadas por todo o país. O investimento inicial para obter uma franquia da rede é a partir de R$ 109 mil e o retorno pode ser obtido de 18 a 24 meses.
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