Limpeza compartilhada em condomínios vira tendência no país

Com mais de 90 mil atendimentos mensais em todo o país, rede percebeu o aumento desse tipo de demanda entre seus clientes

O crescimento das grandes cidades traz consigo um aumento de novas moradias, entre elas se destacam os condomínios residenciais, que movimentam o setor de serviços especializados para esse tipo de público. De acordo com o último levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de Serviços e Outros Negócios alcançou um crescimento de 25,3% no 1° trimestre de 2024, com o registro de 11,7% das operações ativas no segmento, que incorpora mercados autônomos, condomínios residenciais, por exemplo. A Maria Brasileira, rede de limpeza residencial e empresarial, notou o aumento da demanda por limpeza especializada e, como os serviços são contratados por carga horária, em algumas unidades há a possibilidade de adesão específica para os casos de compartilhamentos entre vizinhos, por exemplo.

Com uma gama de serviços oferecidos, a rede entendeu que o crescimento de apartamentos com menores metragens influenciou diretamente na procura por limpeza compartilhada. Essa opção de compartilhamento é pensada para atender às necessidades específicas dos moradores, como explica o CEO da rede, Felipe Buranello. “Ao contratar uma limpeza, o cliente fecha um determinado período para a facilitadora realizar o serviço. A proposta é a de que, ao invés da facilitadora ficar todas as horas em um único apartamento, que é pequeno e não tem necessidade de tanto tempo para a limpeza, o cliente compartilhe esse serviço com alguém do mesmo condomínio e divida as horas contratadas”, destaca o CEO.

Além da redução de custos, essa modalidade também permite uma personalização e flexibilidade aos residentes. “A economia é a principal vantagem nesse caso. Ao compartilhar o serviço, os moradores reduzem os gastos em comparação com a contratação individual. Além disso, há também a facilidade de escolha na frequência e nos horários, já que há a possibilidade de personalizar os serviços de acordo com suas preferências e necessidades”, completa Buranello.

O investimento em negócios de proximidade, além de facilitar a vida dos moradores, também amplia a atuação das empresas que os atendem. “Precisamos acompanhar essa evolução nos serviços convenientes, já que essa é uma tendência de mercado. Dessa maneira, além de contribuir financeiramente, também contribuímos para um ambiente mais colaborativo nas cidades”, finaliza.