Acaba de ser inaugurado o primeiro quiosque da Le Briju, a grife de Acessórios de Moda que tornou-se a queridinha dos melhores shoppings de São Paulo e que está se expandindo por franquias.
A novidade fica no Bourbon Shopping, na capital paulista, e foi totalmente pensada para ser um piloto para a rede, que pretende entender como esse modelo de varejo funciona, com a finalidade de oferecê-lo a novos franqueados em um período médio de três a seis meses. “Faz parte de nossa responsabilidade, como franqueadora, testar os modelos de negócios antes de oferecê-los aos investidores que se tornarão nossos franqueados. Assim, o quiosque será operado até que entendamos como transferir know-how ao franqueado para que ele tenha o retorno de seu investimento a partir do sucesso dessa operação”, diz Evandro Madeira, Diretor de Marketing da Le Briju.
O primeiro quiosque da marca foi projetado a partir do que a Le Briju tangenciou ser necessário como faturamento rentável para o franqueado. “Depois do valor calculado, realizamos uma pesquisa de mercado com os consumidores do shopping, de forma a entender o comportamento de compras deles, o desejo que tinham em relação à marca e ao modelo de comercialização de produtos. A partir desses dados, montamos um mix de produtos para o quiosque, considerando 65% em bijuterias – já que essa categoria é escassa no Bourbon Shopping – , 30% em semijoias (adequado ao perfil do shopping e do consumidor), 5% em acessórios para o cabelo e, ainda, alguns acessórios para completar o mix, como bolsas e lenços, para sentir a aceitação deles no período de pilotagem”, conta Madeira.
O quiosque no contexto da franquia Le Briju
Para a Le Briju, pilotar uma formatação de quiosque significa que a marca terá a oportunidade de apresentar ao mercado um novo modelo de franquia, com investimento mais baixo – mas, sempre se mantendo dentro do seu DNA e com total aderência ao segmento e ao seu público.
Para Evandro Madeira, o quiosque traz a oportunidade de aumentar a capilaridade da rede com mais agilidade, agregando à marca novos perfis de candidatos. “Estamos nos melhores shoppings de São Paulo e sabemos que existem muitos outros que não comportam uma operação de loja, mas que podem receber um quiosque Le Briju. Há, ainda, os shoppings que não dispõem de pontos para uma loja Le Briju, mas que podem receber nossos quiosques. Então, essa versatilidade nos ajudará a crescer”, elucida.
Ele comenta que o fluxo de pessoas que o quiosque pode impactar também é muito interessante para a marca – então, em alguns shoppings, caberão tanto uma loja quanto um quiosque Le Briju, com a parceria dos dois pontos em total equilíbrio.
Duas primeiras franquias seguem com boa performance
A Le Briju foi fundada em 2016 e, de lá para cá, pilota lojas próprias nos melhores shoppings da capital paulista – como Anália Franco, Pátio Paulista, Pátio Higienópolis, West Plaza, Villa Lobos e Center Norte – além de uma em Barueri (SP), no ShoppingTamboré, e outra em São Roque (SP), no Fashion Outlet Catarina, no total de oito lojas.
Em dezembro de 2021, a Le Briju inaugurou sua primeira franquia, desta vez em São Caetano do Sul (SP), no ParkShopping São Caetano. E, no fim de abril de 2022, foi a vez de Manaus receber a segunda unidade franqueada da marca, no Manaura Shopping. “A primeira unidade franqueada, em São Caetano, está superando as metas de faturamento e, após o primeiro mês de atuação, a loja de Manaus também está com excelente desempenho”, diz Madeira.
Ele conta que a Le Briju foi formatada com a expertise de profissionais que atuam no varejo há muito tempo e trouxeram a experiência tanto do franchising quanto do varejo de Moda para a Le Briju. “Certamente, nosso projeto diferencia-se por uma série de quesitos que o tornam único, desde a arquitetura da loja e o visual merchandising até a curadoria de moda de acessórios, passando pela junção de talentos com os quais compusemos nossa equipe”, diz.