A Le Briju – varejista de acessórios de Moda, que se expande por importantes shoppings com foco nos públicos AB e aposta no visual merchandising único como diferencial de suas lojas – promete ser um dos atrativos da ABF Franchising Expo 2022, uma das maiores feiras de franquias do mundo, que será realizada entre 22 e 25 de junho em São Paulo, no Expo Center Norte.
A Le Briju será expositora da feira pela primeira vez e criará em seu estande uma pequena réplica de suas lojas – que são elegantemente divididas por cores, com gavetas, prateleiras, estantes e expositores que podem ser tocados pelos clientes sem que eles sejam incomodados ou ‘vigiados’ pelos vendedores. “Ao contrário: nossas lojas são um convite ao sensorial, ao toque, queremos que as pessoas se sintam muito à vontade para provar as bijuterias, semijoias, acessórios de cabelos, bolsas, lenços e tudo o mais que oferecemos para que elas se sintam mais belas e felizes”, diz Evandro Madeira, Diretor de Marketing da Le Briju.
Madeira, aliás, garante que a equipe da Le Briju não é composta por vendedoras, mas por consultoras de moda, que fazem uma verdadeira curadoria com os clientes. “Obvimente, a venda é fundamental, mas a fidelização do cliente e a satisfação dele é o que nos mantém no mercado. Por isso, na Le Briju, desde a composição do mix de produtos até a forma como o cliente é tratado se faz de forma ímpar”, ressalta.
Esse conceito também foi levado para a franquia da marca. Jeferson Jin e Ana Shen, franqueadores, pilotaram oito lojas próprias antes de formatarem a franquia – e, para isso, contaram com os melhores especialistas do mercado.
Na direção de Marketing, Evandro Madeira soma mais de 30 anos de experiência em Comunicação, Marketing, Branding e Consumo, tendo em seu currículo passagens por grupos como O Boticário, Oceane, Contém 1g, L’oréal/Maybelline e Maxior Joias.
Na consultoria de Varejo e Franchising, Celina Kochen é reconhecida como referência no varejo e franchising de Moda, atuando desde a década de 1980 com as principais grifes brasileiras.
A soma de conhecimentos desses profissionais fez com que a estruturação do negócio ocorresse de forma a contemplar todas as áreas do negócio necessárias para que o futuro franqueado tenha a transferência de know-how que garantirá o sucesso do negócio e o retorno do investimento.
A franquia Le Briju
As lojas Le Briju comercializam bijuterias, semijoias e acessórios de qualidade a preços acessíveis, com foco no público B. O franqueado atua em shopping, com loja de metragem média de 35 m2. O valor médio do investimento é a partir de R$ 390 mil, já contando com a taxa de franquia e o capital de giro (conforme a tabela abaixo).
O franqueado receberá todo o suporte necessário para a operação, já que a marca não exige conhecimento prévio para que o perfil do franqueado seja aprovado. “Buscamos franqueados comprometidos com a gestão do negócio, administrativa e financeira, bem como aqueles que tenham a Le Briju como sua atividade principal. A transferência de know-how será realizada por treinamentos inicial e contínuo, uma característica do suporte de nossa gestão”, informa Madeira.
A Le Briju foi fundada em 2016 e, de lá para cá, pilota lojas próprias nos melhores shoppings da capital paulista – como Anália Franco, Pátio Paulista, Pátio Higienópolis, West Plaza, Villa Lobos e Center Norte – além de uma em Barueri (SP), no ShoppingTamboré, e outra em São Roque (SP), no Fashion Outlet Catarina, no total de oito lojas.
Em dezembro de 2021, a Le Briju inaugurou sua primeira franquia, desta vez em São Caetano do Sul (SP), no ParkShopping São Caetano. E, no fim de abril de 2022, foi a vez de Manaus receber a segunda unidade franqueada da marca, no Manaura Shopping. “A primeira unidade franqueada, em São Caetano, está superando as metas de faturamento e, após o primeiro mês de atuação, a loja de Manaus também está com excelente desempenho”, diz Madeira.
Planos de Expansão
A estratégia de expansão da Le Briju é desenhada dentro das boas práticas do franchising. Para prestar um excelente suporte à rede franqueada, a franqueadora pretende inaugurar lojas próximas umas às outras, em shoppings com grande fluxo de consumidoras com o perfil da marca. Cidades paulistas, como Campinas, Sorocaba, Piracicaba, Santos, São José do Rio Preto e São José dos Campos, além da própria capital, São Paulo, estão na mira da franqueadora. Além delas, as capitais do Sul e Sudeste também são promissoras para esta primeira fase de expansão.
A Le Briju é uma franqueadora associada à ABF – Associação Brasileira de Franchising.